Encontre aqui 10 modelos e escolha o melhor bico de bebê

Amado por muitas mamães e temido por outras, o bico de bebê pode ser um grande parceiro do seu filho.

Saiba tudo que é necessário para a correta utilização do bico para bebê, assim você só colhe os benefícios desse item que há gerações é um queridinho de mães e crianças pelo mundo todo.

Devido formato que se assemelha ao mamilo da mãe, e ainda com o movimento de sucção realizado pela criança, o bico de bebê transmite uma sensação muito próxima do conforto que a amamentação oferece, deixando o bebê mais calmo e tranquilo.

Mas atenção, existe algumas observações importantes com relação a frequência de uso, e a época certa para retirar o bico do bebê, para evitar qualquer risco de prejudicar a dentição da criança, a mordida, e para evitar risco de dependência, afinal o bico para bebê não deve ser um item de apego do seu filho.

Para ajudar a pensar em tudo que envolve o uso do bico para bebê, bem como suas vantagens e desvantagens, higienização correta, os principais modelos do mercado e como escolher, embarque nessa leitura, repleta de dicas importantes para você não errar na escolha do melhor bico de bebê.

 

Como escolher o melhor bico de bebê?

 

Existem alguns pontos que exigem atenção na escolha do melhor bico para bebê, a segurança do bebê deve vir em primeiro lugar.

 O modelo certo para cada idade da criança também faz toda diferença para garantir que a criança não terá problemas futuros na dentição e mordida.

Além disto o material e o design do bico de bebê também são importantes para proporcionar a melhor experiência ao seu filho. Acompanhe a seguir cada um destes pontos e acerte na sua escolha.

 

Material: Bico de látex ou silicone

De acordo com o modelo que você escolher o material do bico pode ser de látex ou silicone.

 

Bicos de látex são muito tradicionais por terem bicos bem flexíveis mas alguns modelos tem cheiro e sabor característico, e sua durabilidade é menor em comparação com os modelos de silicone.

Bicos de silicone são mais macios e não possuem cheiro nem sabor. São mais fáceis de limpar, por isso sua durabilidade é bem maior

 

Design do bico para bebê: Qual o ideal?

 

O design do bico para bebê vai muito além de questões estéticas.

 

O formato da base do bico, que fica encostado na boca do bebê deve possuir espaços de ventilação para evitar acumulo de saliva.

 

Algumas versões brilham no escuro, indicadas para serem utilizadas a noite no quarto para ajudar a mamãe a enxergar o bebê.

 

Após identificar que o formato do bico oferece toda segurança necessária para seu bebê você pode dar atenção para questões estéticas, existe uma variedade enorme de modelos, com estampas e cores encantadoras, que vão deixar seu bebê mais fofinho do que já é.

Segurança do bebê

 

Atenção para cada fase do bebê, em cada etapa a necessidade do tamanho ou formato do bico pode ser diferente, fique atenta às orientaçõesdo fabricante.

 

Comprar bicos do tamanho certo para cada faixa etária da criança é fundamental para evitar problemas de dentição ou mordida no futuro.

 

Além disto, atente-se para o material do bico para bebê que deve ser livre de BPA.

Bico ortodôntico

 

Desenvolvidos para não causar nenhum problema ao desenvolvimento dental e facial dos pequenos, os bicos ortodônticos são os ideais.

 

O design correto do bico para bebê é importante para garantir a melhor experiência para o bebê. Verifique as informações do fabricante essa característica é muito importante.

Vantagens e desvantagens

Existem vantagens e desvantagens na utilização do bico para bebê, para que você fique por dentro segue abaixo detalhado:

Vantagens

 

O movimento de sucção que o bico possibilita, ajuda a tranquilizar e acalmar o bebê, que associa o bico ao mamilo e ao ato de mamar.  Com um bebê tranquilo, o processo que envolve a hora de dormir pode ser mais rápido.

Alguns especialistas, indicam que o uso do bico de bebê reduz o risco da morte súbita, devido a forma como a língua fica posicionada e a respiração funciona quando a criança utiliza este item.

Outra vantagem é que o bico ameniza o desconforto do nascimento dos dentes, já que o bebê pode morder e aliviar seus dentinhos no bico.

Desvantagens

Algumas das desvantagens que o uso do bico de bebê pode oferecer podem ser reduzidas ou até mesmo eliminadas.

Embora o bico para bebê possa prejudicar a amamentação, se ele for oferecido após fase inicial de aprendizado, geralmente durante o primeiro mês, o risco do bebê largar o peito ou mamadeira é muito menor.

Além disto, a frequência com que o bico para bebê é oferecido deve ser moderado, sendo indicado apenas para momentos específicos em que o bebê precisa se acalmar, para evitar desta forma criar uma dependência da criança com o bico.

O risco que o bico pode oferecer para dentição da criança existe, mas apenas se for usado por mais tempo que o necessário, ou com formatos que não são os indicados para a idade da criança, por isso fique atenta a frequência que a criança utiliza o bico e com a fase certa de retirar este item da rotina do seu filho , por volta dos dois para três anos.

Acompanhe o quadro a seguir sobre as vantagens e desvantagens:

Vantagens Desvantagens
Acalma o bebê Pode prejudicar a amamentação, por isso só deve
entrar em ação após o processo de amamentação estar plenamente desenvolvido
Bebê pode dormir mais rápido Pode despertar um vício no bebê
Reduz o risco de morte súbita pois favorece
a correta posição da lingua e da respiração
se usada de forma errada ou por tempo
prolongado pode causar problemas de dentição.
Ameniza o desconforto do nascimento dos dentes Exige cuidado com a higienização constante

Higienização

 

Ao perceber deformidades no bico é o momento de realizar sua troca, normalmente deve ser a cada 2 meses.Lave com regularidade para evitar risco de infecções e proliferação de fungos e bactérias.

No primeiro uso é importante esterilizar o bico com água fervente, seja no micro-ondas com alguma caixinha específica para este uso, que alguns modelos possuem, ou com um esterilizador de mamadeiras

Diariamente lavar com água e sabão neutro.

Sempre que necessário esterilizar o bico com água fervente, principalmente se cair no chão, nem sempre a eficiência da água fria será garantida para eliminação de micro-organismos. Seguindo estes passos, o bico para bebê sempre será seguro para seu filho.

 

Impacto na amamentação

O bico deve ser utilizado pelo bebê sob controle dos pais, só deve ser oferecido após o bebê ter assimilado o processo de mamar para não criar confusão, normalmente após 1 mês de vida.

Quer saber mais sobre amamentação? Clique aqui

 

Quando pode começar a usar?

 

Como vimos anteriormente, após o processo de amamentação do seu filho estar bem desenvolvido, você já pode oferecer o bico para bebê. O uso do bico é indicado até os 3 anos de vida da criança, após este período o correto e retirar o bico da criança.

Não force seu filho a pegar o bico, a pegadeve ser algo instintivo, e natural para a criança. Seu processo de retirada deve ser gradual, não deve passar dos três anos, mas o indicado é já começar por volta dos dois anos.

Qual o melhor bico de bebê?

 

Como existem muito modelos atualmente no mercado, preparamos uma coletânea dos melhores bicos para bebê com as principais marcas, bico Avent, bico Philips, bico Mam, bico Kuka. Confira e escolha o modelo que mais te agrada.

 

Bico Kuka – Chupeta Premium Color

Toda mãe procura oferecer o que a de mais moderno e seguro para o seu bebê, buscando atender aos desejos das mamães mais exigentes a Kuka criou o Bico Super Premium Color Bico Silicone Ortodôntico que foi desenvolvido com um design exclusivamente pensado no bem-estar e conforto do bebê.

Ele e anatômico e ortodôntico o que não prejudica o desenvolvimento da dentição, seu bico em silicone um material macio e resistente e o escudo decorado.

 

Veja o preço atualizado:

 

Bico Avent – Chupeta Soothie Calmante 0-3m

 

O Kit Chupeta SoothieAvent 2 unidades é composto por bicos feitos de silicone e isentos de sabor e odor.

 O silicone é macio, transparente, fácil de limpar e não fica pegajoso. SoothieShapes é um bico de silicone de uma só peça com um design amoroso de um urso e com escudo flexível, confortável para o rosto dos bebês.

Com bico ortodôntico, flexível e simétrico, esta chupeta respeita o desenvolvimento natural do palato, dentição e gengivas.

 

Veja o preço atualizado:

 

Bico Philips – Chupeta Rosa Gato Freeflow

Carinho de mãe é eterno e elas sempre vão querer o melhor para seus filhos.

Pensando nisso a Philips Avent simplificou a vida dos pais trazendo ao mercado o bico Philips rosa Gato Freeflow 6-18m BPA Free, combina conforto, praticidade e tecnologia.

Os bicos ortodônticos, flexíveis e simétricos desta Chupeta Freeflow são achatados em formato de gota e respeitam o desenvolvimento natural do palato, dos dentes e das gengivas do bebê, mesmo se a chupeta ficar de cabeça para baixo na boca.

 

Veja o preço atualizado:

 

Bico Avent – Chupetas Ultra Air Dupla

Bico AventA Ultra Air foi desenvolvida para permitir o máximo de fluxo de ar, para que a pele sensível do bebê possa respirar.

A pele sensível do seu bebê mantém-se mais seca ao mesmo tempo que ela o acalma.

 

Veja o preço atualizado:

 

Bico Mam – Chupeta Perfect Night Mam

 

 

Bico Man – Perfect Night da MAM para crianças de 0 a 6 meses com bico de silicone super macio fase 1, não incomoda, pois é fácil de segurar, com formato ideal para garantir o conforto do bebê.

O botão possui estampas e brilha no escuro.

Além disso, ela é auto-esterilizável, basta adicionar água na caixinha que acompanha a chupeta e levar no microondas por 3 minutos. Livre de BPA.

 

Veja o preço atualizado:

 

Bico Mam – Chupeta Night Noite Mam (meninas 6+ Meses)

O bico Mam possui formato de bico ortodôntico, pesquisado e desenvolvido na Alemanha por especialistas visando o saudável desenvolvimento Oral.Respiração: recorte permite que a respiração seja nasal.

Furos De Segurança: proporcionam continua circulação de ar.

 

Veja o preço atualizado:

 

Chupeta Mam Classic Boys Verde

Disco com   Curvatura que oferece o máximo conforto. Especialmente delicado para a pele, com grandes furos de ventilação, além de pequenas saliências internas, exclusivas da MAM. Botão rápido e fácil de pegar.

 

Veja o preço atualizado:

 

Bico Kuka – Chupeta SOFT Silicone Ortodontica

 

Bico Kuka – O Soft Orto da Kuka é feita com bico ortodôntico de Silicone macio Fase 1, onde evita que os dentinhos dos bebês cresçam tortos e bordas arredondadas. Livre de BPA.

 

Veja o preço atualizado:

 

Bico Lillo- Chupeta Funny Disney Ortodontico Silicone

 

Bico Lillo – Bico ortodôntico em silicone, anatômico, bordas arredondadas, 0% bisfenol-a. Tamanho 2 indicado para maiores de 6 mesesna cor preta.

 

Veja o preço atualizado:

 

Bico Chicco – CHUPETA RING ROSA SIL

 

 

O bico Chiccophysioring silicone 6 a 12m 2 unidades rosa chicco é uma fofura! delicadamente decoradas, vão deixar a sua pequena mais linda ainda.

O bico physioring é desenvolvido junto a ortodontistas e contribui para um desenvolvimento correto e saudável da boca, graças ao seu design ergonômico.

 

Veja o preço atualizado:

 

Conclusão

 

Se você procura um item para ajudar a acalmar seu filho, o bico para bebê pode ser um grande aliado.

Podendo ajudar inclusive na hora de dormir, por gerações o bico de bebê tem sido muito utilizado por muitas mamães mundo afora para reforçar o processo de acalmar o bebê.

Usando da forma correta e pelo tempo certo o bico para bebê não apresenta risco de saúde para seu bebê, mas é importante atenção para escolher modelos anatômicos e ortodônticos e livres de BPA, assim de fato seu bebê estará protegido.

Grande calmante existem muitas vantagens em oferecer o bico de bebê, mas existe o momento certo para oferecer este item e o tempo certo para retirar da rotina da criança permitindo seu saudável desenvolvimento.

Agora que você já está por dentro do universo dos bicos de bebê, faça suas escolhas, não se preocupe com julgamentos externos, cada mamãe tem uma forma de cuidar do seu pequeno, enquanto ele estiver recebendo carinho e os cuidados necessários, tudo ficará bem.

Assunto interessante não é mesmo? Deixe seus comentários se o artigo te ajudou, e compartilhe com outras mamães, para no ajudar a espalhar conteúdo relevante e cuidarmos cada vez melhor dos nossos pequenos.

 

O que achou dos modelos que sugerimos? Comente aqui se conseguimos ajudar.

Você pode nos encontrar também no Instagram e YouTube.

E bem-vinda ao mundo da maternidade.