Nada melhor que um bom dia de sol para passear com seu filho ao ar livre, mas para aproveitar o melhor do passeio, um item que não pode ficar de fora é o melhor protetor solar infantil.

Seja um passeio no parque, uma viagem à praia ou sítio, um passeio com a criança no carrinho de bebê ou na cadeirinha de bicicleta, proteger seu filho da exposição direta ao sol é fundamental para preservar sua saúde e seu bem-estar, para isso, conte com o protetor solar infantil.

Com uma pele fina e sensível, o bebê possui uma necessidade de proteção contra os raios UVA e UVB diferentes da de um adulto, por isso é muito importante que a partir dos seis meses, um protetor solar infantil faça parte da rotina do seu filho sempre que exposto ao sol.

Conte com a orientação de um pediatra para indicar o protetor solar ideal para seu pequeno, para te ajudar, preparamos uma série de informações úteis sobre como escolher o melhor protetor solar para a criança, suas características, ótimas indicações e como escolher o melhor protetor solar infantil, vem com a gente.

 

Como escolher o melhor protetor solar infantil?

 

Manter o bebê sempre protegido é com certeza uma das maiores preocupações de toda mamãe. Quando o assunto é proteção dos raios solares saber escolher o melhor protetor solar ideal é muito importante para garantir a saúde e o bem-estar do seu pequeno. Assim, acompanhe a seguir algumas dicas de como escolher o melhor protetor solar infantil.

 

Entenda os raios UVA e UVB

 

A exposição prolongada ao sol pode ser muito prejudicial para as crianças devido a incidência dos raios ultravioleta, os famosos raios UVA e UVB, nocivos à saúde. Para se proteger destes raios, o uso do protetor solar é fundamental.

O raio UVA penetram mais fundo a camada da pele e estão relacionados com o envelhecimento da pele, manchas, alergias e doenças, como  câncer de pele.

O raio UVB penetra na camada mais superficial da pele, e é o responsável pela vermelhidão e pelas queimaduras de pele, por isso também são muito perigosos.

 

FPS – Fator de proteção solar

 

Para se proteger dos raios solares UVA e UVB, tão nocivos para a pele de todos, principalmente a pele sensível dos bebês e crianças, o uso do protetor solar é muito importante.

Para saber o quanto o protetor solar é eficiente, existe um índice chamado FPS, que significa fator de proteção solar.

Para as crianças, o indicado é que o fator de proteção seja acima de 50, devido a sensibilidade da pele dos pequenos. Para adultos existem versões a partir de FPS15.

 

Invista em fórmulas Hipoalergênicas

 

Devido a sensibilidade da pele das crianças, investir em uma fórmula hipoalergênica ajuda a garantir maior proteção dos pequenos. Estas fórmulas são dermatologicamente testadas para evitar alergias, e estão livres de conservantes, e fragrâncias que podem irritar a pele ou causar reações alérgicas.

Outra vantagem das fórmulas hipoalergênicas é que estão livres de ingredientes como    ácido para-aminobenzoico, a oxibenzona, o álcool e o retinilpalmitato, ingredientes nocivos que quando absorvidos com frequência pela pele estão associados ao câncer de pele.

 

Protetores solares resistentes a água

 

Todos os protetores solares são resistentes a água, mas alguns possuem um grau mais resistente do que outros. Em geral o tempo de duração pode variar entre 40min e 80 minutos para as versões mais eficientes.

Para as crianças que adoram brincar com água, seja na piscina, no mar ou até mesmo uma brincadeira com mangueira, aposte nas versões com maior poder de resistência a água, assim enquanto a brincadeira estiver rolando seu filho estará protegido.

 

Protetor solar infantil spray

 

O protetor solar infantil pode ser fornecido em três tipos de embalagens, as tradicionais, em bisnaga e em spray.

Os modelos fornecidos em spray oferecem a vantagem de ser mais prática a sua utilização. Por ser mais fluído o processo de espalhar é mais rápido do que as outras versões.

Entretanto, a aplicação no rosto das crianças exige maior cuidado para proteger os olhos e boca, por isso não é indicado para crianças menores de 2 anos.

 

Qual a diferença do protetor solar infantil?

 

Para proteger a pele dos raios solares o protetor solar pode funcionar de duas formas, com barreira química ou física.

O protetor solar para adultos é diferente do protetor solar infantil, pois o primeiro possui uma barreira química, que absorve e transforma a radiação solar, já o protetor solar infantil funciona como uma barreira física que reflete a radiação solar.

Algumas versões de protetores solares misturam as duas versões de bloqueio do sol, a barreira física e química, neste caso estas opções são destinadas para crianças a partir de 2 anos de idade.

Entre as crianças de 6 meses a 2 anos o ideal é consultar um pediatra e optar por versões que tenham apenas a barreira física como proteção para a pele do bebê.

Veja abaixo outras diferenças entre o protetor solar infantil e a versão para adulto:

 

Protetor
 Solar

Formulação

FPS

Textura

Forma de uso

Infantil

Geralmente Possui hidratante
Pouco ou nenhuma quantidade de álcool

As versões que existem são a partir de FPS 30 (bloqueiam 97% dos raios) mas
o ideal é acima de FPS 50 pois bloqueia 99% dos raios UVB

Mais oleosa ou pegajosa

Repor a cada hora ou depois
de exposição a água

Adulto

Possui perfumes
 e conservantes

Existem versões a partir de FPS 15 mas
 bloqueiam apenas 93% dos raios UVB

Menos oleosa

Repor a cada
 2 horas

 

Qual protetor solar é recomendado para bebês?

 

Como já vimos, os protetores com filtros físicos são os ideais para as crianças, estes são constituídos de minerais naturais como o óxido de titânio, de zinco ou de ferro. Por serem naturais dificilmente causarão reações alérgicas e por isso são os indicados para bebês menores de 1 ano.

A textura deste tipo de protetor com barreira física, é muito mais densa em comparação com protetores de barreira química, perceptível no toque, também é possível ver a diferença, pois, o protetor de barreira física, mantem uma capa branca sob a pele.

 

Qual o melhor protetor solar infantil para bebê de 6 meses?

 

Antes dos seis meses não se deve utilizar protetor solar em um bebê, para evitar risco de irritações dermatológicas, afinal, a pele da criança ainda é muito sensível nesta fase, por isso a exposição ao sol deve ser moderada apenas a alguns minutos em horários específicos como antes das 10h e após as 17h.

A partir dos seis meses, existem muitas marcas referências de mercado, que podem atender sua necessidade de escolher o melhor protetor solar para bebê, algumas delas são Mustela, Anthélios, Natura, Epsisol entre outras marcas, confira abaixo lista dos 10 melhores protetores solares infantis.

 

Protetor solar infantil: Confira os 10 melhores

 

Para ajudar na missão de deixar seu bebê protegido, separamos as melhores opções de protetores solares. Antes de utilizar confirme as informações do fabricante sobre a correta utilização e idade indicada, uma destas opções com certeza será a ideal para seu bebê.

 

Protetor Solar Kids Fps70, Cenoura E Bronze

 

O protetor solar kids de cenoura & bronze é especialmente desenvolvido para a pele delicada das crianças a partir de 6 meses.

Sua fórmula não irrita os olhos, possui resistência à água e suor por até 5 horas e tem rápida absorção. Testado dermatologicamente.

Protege contra a vermelhidão, ardência e rugas causadas pela exposição solar. Previne o envelhecimento precoce e a perda de firmeza e elasticidade, preservando o colágeno da pele.

 

Veja o preço atualizado:

 

Anthelios Dermo-Pediatrics FPS60 120ml

 

O Protetor Solar AntheliosDermo-Pediatrics FPS60 promove muito alta proteção solar UVA/UVB, e possui fórmula especialmente desenvolvida para a pele infantil, muito resistente à água e transpiração.

 

Veja o preço atualizado:

 

Eau Thermale Avène 50+ Spray Infantil 200ml

 

Vitamina E – Potente antioxidante para a pele, é capaz de varrer um dos mais perigosos tipos de radicais livres que existe, o chamado radical peróxido.

Ele protege a pele contra a radiação solar, contra as toxinas da poluição, o frio e o calor excessivo e ainda contra a fumaça do cigarro.Àgua Termal de Avène – Possui propriedades calmantes, antiirritantes e anti-inflamatórias.

 

Veja o preço atualizado:

 

Loção Protetora Criança Natura Fotoequilíbrio FPS 60/ FPUVA20 200ml

 

Loção protetora FPS 60 Criança 200ml Fotoequilíbrio Natura Com exclusiva formulação para a delicada pele da criança, a Loção Protetora de Fotoequilíbrio combina filtros que oferecem proteção solar imediata contra os raios UVA e UVB, com FPS 60 e FPUVA 20.

Conteúdo: 200ml. Proteção solar contra os raios UVA e UVB. Resistência à água e ao suor por 6 horas. Fácil de espalhar e de rápida absorção. Textura leve e não oleosa.

 

Veja o preço atualizado:

 

NIVEA SUN Kids Sensitive FPS 60 – Protetor Solar Infantil 125ml

 

Protetor solar infantil para peles sensíveis. Traz alta proteção imediata dos raios UVA/UVB, para crianças.Sempre reaplique após nadar, suar ou se expor por um tempo prolongado aos raios solares.

 

Veja o preço atualizado:

 

Protetor Solar Banana Boat Loção Protetora Baby sem lágrimas FPS 50 – 118ml

Protetor solar desenvolvido especialmente para crianças e bebês e oferece altíssima proteção UVA/UVB contra queimaduras solares para peles muito sensíveis, que frequentemente, apresentam extrema vermelhidão.

Rápida absorção na pele e resistente a água.O protetor solar creme Banana Boat Baby com FPS 50 é uma loção protetora solar ultra suave e não irritante e não agride os olhos É Hipoalergênico.Com Proteção contra os raios UVA e UVB. E é resistente à água (80 minutos).Dermatologicamente testado, e com aloe vera e vitamina E.

 

Veja o preço atualizado:

 

Protetor Episol Infantil Loção Fps 70 Resistente A Água

 

O protetor solar Infantil Fps 70 da Episol foi feito especialmente para a pele sensível das crianças. Ele tem alta proteção de 70 Fps, e protege seu filho contra os raios Uva/Uvb.

É resistente à água e ao suor, assim seu filho poderá ir na piscina e na praia, sem que perca a proteção adequada. É importante, reaplicar o produto sempre que necessário.

 

Veja o preço atualizado:

 

Mustela Solares Protetor Solar Infantil Loção Rosto e Corpo FPS 50+, 40 ml

 

Muito alta proteção fps 50+/ fp uva 25. Textura leve e fácil de espalhar. Muito resistente à água.

Reforça a barreira cutânea e preserva a riqueza celular da pele, graças ao ativo natural patenteado perseose de abacate.

Hipoalergênico, com alta tolerância, sem perfume e álcool. Testado e recomendado por pediatras e dermatologistas. Com ativos naturais e patenteados.

 

Veja o preço atualizado:

 

Protetor Solar Neutrogena Wet Skin Kids Spray Spf 70

É fácil manter as crianças protegidas contra danos causados pelo sol na praia ou na piscina com o Spray Protetor Solar NeutrogenaWetSkinKids com Broad Spectrum SPF 70+. Hipoalergênico, sem óleo e sem PABA. Resistente à água (80 minutos).

 

Veja o preço atualizado:

 

Protetor Solar Sundown Kids Spray FPS 60 150ml

 

O Protetor Solar Kids Spray da Sundown fator 60, possui uma combinação de avançados filtros solares que oferecem ampla proteção contra os raios UVA e UVB até o momento de reaplicar.

Indicado para peles extremamente sensíveis ao sol, pois oferece maior proteção contra queimaduras solares.

Com Sundown, você poderá aproveitar melhor o verão.

 

Veja o preço atualizado:

 

Roupa infantilcom proteção solar

 

Outra opção de proteção para criança é investir nos acessórios como chapéus, óculos e roupas especiais com proteção solar.

No caso das roupas, uma grande vantagem é que a parte do corpo coberta por ela terá uma proteção contra os raios UVA e UVB em torno de 96%  então esta é uma excelente forma de proteger os pequenos e permitir que brinquem por mais tempo sob a exposição do sol, mas sempre com a certeza de que todo o corpo esteja protegido, seja com a roupa ou o protetor solar,afinal, algumas partes do corpo não ficam protegidas.

 

Blusa com proteção solar

 

O uso de uma blusa com proteção solar pode ser muito vantajoso para proteção dos braços e tronco das crianças. Além de proteger dos raios solares a grande maioria dos tecidos deste modelo de roupa são desenvolvidos especialmente para permitir a respiração da pele, então o calor do corpo é transportado para a parte externa do tecido, permitindo que a brincadeira ao sol seja confortável e a criança não sinta tanto calor.

 

Conclusão

 

A constante exposição aos raios solares além de causar sérias queimaduras pode contribuir para o desenvolvimento de câncer de pele a longo prazo, por isso o protetor solar infantil deve ser companheiro constante da criança sempre que ela estiver ao ar livre.

Seja em uma viagem à praia, sítio, passeio no parque ou até mesmo no quintal de casa, se a criança estiver exposta ao sol utilize o protetor solar.

Proteger a pele das crianças deve fazer parte dos momentos de diversão, é um ato de carinho e cuidado de toda mamãe com seu filho.

Se a brincadeira envolver água, opte por um protetor solar infantil resistente a água.

Outra forma de ajudar na proteção da criança dos raios solares é investir em roupas especializadas com proteção solar.

Com as informações levantadas você já está pronta para curtir o melhor dos dias quentes junto com seu filho, sabendo que ele estará protegido pois você conseguiu escolher o melhor protetor solar infantil.

Deixa nos comentários qual o protetor solar mais te agradou. E nos ajude a compartilhar estas informações com outras mamães.

Se gostou deste artigo, você provavelmente vai gostar do artigo sobre lugares para viajar com o bebê

 

O que achou dos modelos que sugerimos? Comente aqui se conseguimos ajudar.

Você pode nos encontrar também no Instagram e YouTube.

E bem-vinda ao mundo da maternidade.