Para entreter e promover o desenvolvimento do seu filho, nada melhor que investir nos melhores livros para bebê.

Mãos pequenas, dedinhos curiosos, seu filho está naquela fase de mexer em tudo, e não para quieto um minuto? Que tal direcionar essa curiosidade para os livros?

Os primeiros anos de vida de uma criança podem ditar como será seu desenvolvimento e sua capacidade de aprendizagem quando crescer.

Por este motivo, é muito importante incentivar seu filho a explorar e fazer novas descobertas, por meio de brinquedos e outros recursos, neste sentido o livro pode ser seu grande aliado.

Para te auxiliar com os livros para bebês, preparamos um material completo sobre os tipos, ótimas indicações, os livros ideais para cada idade, e como escolher os melhores livros para bebês, assim você não erra e garantirá ótimos momentos de interação lendo para seu pequeno.

 

A importância da leitura para uma criança

 

Além de fonte de diversão, o livro desperta estímulos na criança promovendo seu desenvolvimento.

Incentive seu filho a explorar e descobrir o mundo ao seu redor a partir de uma boa história com um bom livro.

Além de divertida, a leitura fortalece o vínculo entre pais e filhos, auxilia no desenvolvimento da fala, acalma e possibilita um momento de aconchego para a criança.

Você ficará surpresa ao ver como as imagens encantam as crianças, a cada página uma nova descoberta é feita e o sorriso no rosto e as expressões de surpresa refletem o quanto o livro pode ser mágico para seu filho.

Nos primeiros meses de vida você já pode estimular o gosto pela leitura criando o hábito de ler para seu pequeno, alguns estudos dizem que mesmo na barriga a leitura já oferece benefícios para seu filho, despertar o interesse pela leitura é um processo contínuo.

Para os bebês maiores, que já conseguem segurar objetos, deixe-os explorar o livro à vontade, tomando cuidado apenas para que não rasguem o livro, essa supervisão de um adulto é importante, mas saiba que seu filho provavelmente irá coloca-lo na boca, na cabeça, jogar o livro para cima e tudo bem, isso faz parte do seu processo de aprendizagem.

 

Como escolher os melhores livros de bebês?

 

A escolha do livro correto é muito importante para evitar frustrações e o desinteresse pela leitura na criança.

Estimule seu filho a interagir com os livros, além de favorecer seu desenvolvimento, você cria um momento de cumplicidade e companheirismo ao contar as histórias.

Existem alguns pontos que podem te ajudar na tarefa de escolher os melhores livros de bebês, veja abaixo:

 

Verifique o conteúdo do texto

 

Para bebês de até três anos, os livros devem ter mais ilustrações e menos textos.

Pequenas frases, com uma linguagem simples e direta, este é o ideal para os pequenos leitores.

Já para crianças maiores, as histórias podem ser mais longas e a linguagem pode ser um pouco mais elaborada.

 

Atenção às ilustrações

 

Para as crianças pequenas, livros com cores vibrantes e contrastantes ajudam a desenvolver a visão, os textos também devem ser chamativos para que a criança crie associações e se interesse cada vez mais pela leitura.

 

Cuidado com o material

 

Para garantir uma boa vida útil do livro, escolha materiais reforçados, com capa dura e folhas mais grossas.

Outra opção são os livros emborrachados, de plásticos e de pano.  Além disto as bordas do livro não podem ser pontiagudas para evitar acidentes.

 

Livros texturizados e com alto relevo

 

Para a criança, que adora explorar o mundo ao seu redor por meio do tato, os livros com alto relevo e texturizados são os ideais. Instigue a curiosidade do seu pequeno com esse tipo de livro que promove a interação, possibilitando uma maior identificação da criança com o hábito de ler.

 

12 melhores livros de bebê de acordo com a idade

 

Quando pensar em dar um livro para uma criança, verifique a faixa etária para o qual este livro foi desenvolvido. Muitos livros são indicados a partir de 0 anos, mas a criança só conseguirá efetivamente interagir com os livros por volta dos seis meses em diante.

Para te ajudar separamos alguns ótimos livros de acordo com a idade do bebê, veja abaixo:

 

Livro para bebês a partir de alguns meses de vida

 

Com alguns meses de vida, seu filho já estará ansioso para brincar e descobrir as coisas ao seu redor, além de brinquedos os livros de banho e de pano podem ser bem interessantes para seu bebê nesta fase.

 

Livro – O Pequeno Príncipe – Um amigo especial – Livro para banho

 

Aproveite a hora do banho para viajar no pequeno mundo desse amigo especial!

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Diversão no banho! Amiguinhos do mar 

 

Descubra quais são os amigos que vivem no mar e convide todos para um divertido banho com seu bebê.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Meu livrinho de pano: Palavras

 

Livros fofinhos para o bebê brincar e aprender algumas palavras. Todo feito de pano ideal para bebês.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Box Fisher-price: Quando Estou… – 6 Minilivros

 

Os animais da floresta estão prontos para ensinar você. Os sentimentos e as emoções, fica muito divertido aprender! Leia cada livrinho e viva muitos momentos de amor e carinho em família

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Livros para bebês de 1 ano

 

 Com um ano seu filho já explora o mundo a partir dos seus cinco sentidos, escolha livros, com cores vibrantes, texturas e relevos, textos que possam ser cantados fazem toda a diferença para prender a atenção da criança.

 

Boa Noite, lua 

 

Num grande quarto verde, um coelhinho está enfiado debaixo das cobertas. “Boa noite, quarto. Boa noite, lua.” E ele diz boa noite para todas as coisas familiares do quarto aconchegante.
Neste clássico da literatura infantil americana, adorado por gerações de crianças, a poesia sutil do texto e as ilustrações suaves se aliam para compor um livro ideal para ser lido na hora de deitar.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Gato Preto, Gata Branca

 O que acontece quando um gato todinho preto, que só sai de dia, e uma gata todinha branca, que só sai de noite, se encontram? O Gato Preto parece querer mostrar seu mundo a Gata Branca.

A Gata Branca, por sua vez, também quer mostrar seu mundo ao Gato Preto. Venha descobrir mais sobre essa historinha de amor, opostos e gatinhos!

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Livro – A casa

 

Bem-vindos à rua dos Bobos, número zero.

Venham conhecer um lugar pra lá de engraçado! Assim é a casa descrita em um dos poemas infantis mais conhecidos de Vinicius de Moraes.

Graças à sua versão musical, muitos adultos e crianças sabem narrar os versos de “A casa” de cor.

Com páginas cartonadas, acabamento arredondado e ilustrações coloridas, as edições da coleção Arca de Noé são um convite a bebês e leitores da primeira infância para um primeiro contato com alguns dos poemas clássicos da literatura brasileira para crianças.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Minhas 100 primeiras palavras 

 

Faça uma divertida viagem pelo mundo encantado das palavras. Treine o seu raciocínio desvendando a charada de cada página. Será um aprendizado com muita diversão!

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Livros para crianças a partir de 3 anos

 

Nessa fase as crianças têm mais facilidade de expressar seus sentimentos, opte por livros que falem de situações cotidianas, que além de ajudar a aumentar seu vocabulário permitem aos pequenos entenderem melhor o que acontece no dia a dia. Temas sobre amizades e diferenças também são ótimas opções para ensinar sobre outras culturas, respeito e empatia.

 

Alice no País das Maravilhas: Contos de fadas toque e sinta

 

Venha com a Alice conhecer o País das Maravilhas, um lugar cheio de habitantes loucos e muitas diversões. Aproveite para explorar as diversas texturas em cada página!

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Livro – Disney: 365 Histórias para Dormir

 

Encante-se com 365 histórias para ler durante todo o ano!
De janeiro a dezembro, mergulhe todas as noites no maravilhoso universo Disney, voe com seus heróis favoritos e aventure-se em terras repletas de magia e sonhos com este livro encantador.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

O medo – Monteiro Lobato

 

Pedrinho está prestes a realizar um grande desejo: desvendar os segredos da mata. E o Saci é quem irá mostrar ao menino os misteriosos “entes das trevas”.

Neste livro da Globinho, Pedrinho e Saci passam uma noite inteira no coração da mata e o neto de Dona Benta coloca à prova sua coragem

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Adivinha quanto eu te amo 

 

Um coelhinho se esforça para mostrar o amor que ele sente pelo pai. O Coelho Pai entra na brincadeira, mas ambos percebem que não é fácil medir o amor.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Tipos de livros para bebês

 

Existe uma infinidade de modelos de livros de tamanhos e formatos diferenciados, quanto mais recursos e atrativos o livro tiver, maiores são as chances de despertar o interesse da criança, abaixo seguem os principais tipos de livros para bebês.

 

Livros de banho para bebês

 

Macios e impermeáveis os livros de banho são ótimas opções para tornar este momento ainda mais especial. Crianças adoram se entreter quando estão na banheira, ter um livro adaptado para ser molhado é perfeito para garantir a diversão dos pequenos.

 

Livros cartonados para bebês

 

Livros cartonados, são aqueles em que a capa é dura e todas as páginas também são feitas de material muito parecido, um papelão bem reforçado. A vantagem deste material é que fica mito mais difícil que a criança consiga destruir o material cartonado.

 

Livros de pano para bebês

 

A proposta dos livros de pano, além de serem feitos um material mais resistente e duradouro, é criar uma maior interatividade com a criança.

A textura chama a atenção, principalmente se as cores e outros recursos forem bem aproveitados.

Estes livros apostam nos estímulos sensoriais para surpreender e encantar as crianças.

 

Livro brinquedo para bebês

 

É para ler ou para brincar? Que tal juntar as duas coisas? O livro brinquedo, possui páginas tridimensionais que formam casinhas, bichinhos, entre outros objetos, explorando a percepção do seu filho, este tipo de livro explora ao máximo a interatividade da criança, que definitivamente brinca com as páginas do livro, enquanto um adulto ajuda no processo de leitura.

 

Livros grátis para bebês

 

Com o intuito de estimular a leitura, o Itaú criou o projeto “Leia para uma criança”, a empresa acredita que desta forma, você contribui para ela desenvolver atenção, concentração, memória e raciocínio. Desta forma, todas as crianças podem desenvolver seu potencial máximo.

Histórias ajudam a compreender o mundo, desenvolvendo a imaginação e criatividade a criança descobre novas possibilidades. Todo ano são milhares de livros doados.

Este ano a distribuição gratuita de livros já se esgotou, mas ainda existe a possibilidade de obter as versões digitais, são mais de 10 histórias disponíveis, que podem ser acompanhadas pelo celular, tablet ou notebook.

Mas fica a dica, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) crianças menores de 2 anos não devem ter contato com telas.

Para ter acesso aos livros na versão digital, clique aqui.

 

Conclusão

 

Desenvolver o hábito da leitura em bebês é algo extremamente importante para ajudar no desenvolvimento do seu filho.

Criar experiências enriquecedoras nos primeiros anos de vida da criança traz benefícios no seu processo de aprendizagem ao longo dos anos, e o livro pode ajudar muito neste processo.

Os livros para bebês possuem muitos recursos que estimulam os sentidos da criança, ilustrações bem coloridas, desenvolvem sua visão, sua audição é desenvolvida enquanto você conta as historinhas, e o tato, principal meio pelo qual a criança conhece o mundo, pode ser estimulado por livros com texturas e alto relevo.

Ler para seu filho é a oportunidade para aumentar o vínculo com seu pequeno, vivencie estes momentos de cumplicidade e companheirismo, pois no futuro você terá belas lembranças dos tempos em que você ensinou seu pequeno o gosto pela leitura.

Existem livros para bebês de vários tipos, os livros cartonados, os de banho, de pano e os livros brinquedos, toda essa variedade de livros vem justamente para despertar o interesse da criança com recursos interativos e divertidos.

Escolha livros de acordo com a idade do seu filho, alguns recursos como o conteúdo da história e as ilustrações são desenvolvidas especialmente para agradar crianças de uma determinada faixa etária, desta forma você não erra na escolha dos melhores livros para o bebê.

E aí, ficou com vontade de ler para seu filho? Deixe seu comentário se gostou do artigo, e compartilhe com outras mamães.

Você pode nos encontrar também no Instagram e YouTube.

E bem-vinda ao mundo da maternidade.