Aqui você vai encontrar 4 modelos de cadeirinha dianteira e 4 de cadeirinha traseira. E, então você pode escolher qual a melhor cadeirinha de bicicleta.

Nada melhor do que juntar lazer, atividade física e interação com seu filho, três benefícios de um único produto: a cadeirinha de bicicleta.

A correria da maternidade leva muitas mamães ao esgotamento físico e mental, para evitar situações como estas nada melhor do que criar momentos de lazer junto com seu filho, afinal, o tempo passa muito rápido, e são as lembranças dos bons momentos que vão escrever a história do seu pequeno.

Para mamães apaixonadas por andar de bicicleta, saiba que a prática deste esporte não precisa ser deixada para trás com a chegada do bebê, ao contrário, existem formas de incluir seu filho nesta atividade tão saudável.

Já mamães que não eram acostumadas a andar de bicicleta, este pode ser o momento de investir nesta atividade, que, com certeza, criará momentos únicos de aprendizagem e descobertas, além de ser muito divertido.

Um passeio de bicicleta pode ser muito mais divertido do que um passeio apenas com o carrinho de bebê.

Mas antes de sair sobre duas rodas com seu filho, a questão da segurança e conforto, são primordiais, por este motivo, a seguir conheça os tipos, as vantagens e tudo que é necessário para escolher a melhor cadeirinha de bicicleta.

 

Quais são os tipos de cadeirinha de bicicleta?

 

Atualmente, existem no mercado dois tipos de cadeirinha de bicicleta, a versão dianteira e traseira, cada uma possui as suas particularidades e são mais indicadas para determinada situação.

É importante avaliar com cautela qual o tipo de cadeirinha que melhor atenderá sua necessidade pois existe uma grande variedade de modelos para escolher, a seguir entenda as diferenças da cadeirinha de bicicleta dianteira e da cadeirinha de bicicleta traseira.

 

Qual a melhor cadeirinha de bicicleta dianteira?

Instalada na parte dianteira, essa cadeirinha é encaixada no guidão ou no tubo superior da bicicleta, é desenvolvida para suportar crianças de até quinze quilos.

Como a criança fica centralizada entre os braços de quem comanda a bicicleta, esta cadeirinha é ideal para bebês a partir de oito para nove meses, quando a criança já tem capacidade de sustentar a cabeça e manter a coluna ereta com facilidade.

A opção de carregar o bebê sob o olhar durante o passeio de bicicleta é algo que muitas mamães priorizam, por este motivo a cadeirinha de bicicleta dianteira é a mais indicada para os mais novinhos.

Esta cadeirinha promove uma visão privilegiada do passeio, inclusive alguns modelos possuem um apoio para os braços que simula o guidão, despertando a sensação de que a criança está no controle.

Abaixo segue alguns modelos de cadeirinha de bicicleta dianteira:

 

Cadeirinha Kalf Baby Bike Dianteira

 

Fabricada em plástico de alta resistência, pode transportar com segurança crianças com até 15kg. Sua montagem é prática e pode ser instalada na maioria das bicicletas para adultos (aro 26″).

Possui cinto de segurança com fecho de encaixe rápido, apoio frontal para as mãos e regulagem de altura para os pés da criança. Seu assento em espuma (PU) é confortável e os suportes para os pés são reguláveis na altura para que ela tenha um bom apoio.

Além disso, não existe o perigo dos pés ficarem escorregando dos suportes, pois ficam presos por alças de plástico.
Uma ótima opção para passeios em família.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Cadeirinha Infantil Dianteira para Bicicleta AL-01 Altmayer

 

A Cadeirinha Infantil Dianteira para Bicicleta AL-01 Altmayer possui regulagem para ajuste na bicicleta, possui também cinto de segurança e acento anatômico e ainda guidãozinho para a criança ter a sensação de ajudar na direção da bike.

Peso máximo permitido: 20kg Altura máxima permitida: 90cm. Adaptável também em guidões 31.8mm.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Cadeirinha Dianteira Para Bicicleta Polisport Bilby Cinza e Prata

 

Oferece maior conforto e segurança. Cinto de segurança almofadado ajustável em 3 pontos.

Apoio de pés ajustável em 5 posições.

Capacidade de mover a cadeira para a frente e para trás em 2 posições, de acordo com o tamanho da criança e da bicicleta.

A abraçadeira permite colocar/retirar o porta-bebê da bicicleta em segundos, apertando o botão.

Recomendamos a instalação desta cadeira em bicicletas de roda 26´´ e 28´´.

Esta cadeira não pode ser montada em bicicletas com amortecedores traseiros. Peso da criança 9 a 15kg

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Cadeirinha para Bicicleta – Ride Along – Mini Light Grey – Thule

 

Assento infantil frontal para bicicletas que possui um design intuitivo para passeios seguros, fáceis e divertidos.

Cinto de Segurança acolchoado ajustável com 5 pontos.

Acompanha o Crescimento da Criança Tiras e descansos para pés ajustáveis com uma mão são fáceis de usar e configurar conforme seu filho cresce.

Monte/desmonte o assento de sua bicicleta em segundos com o desengate rápido universal, compatível com mesas normais e avançadas.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Qual a mellhor cadeirinha de bicicleta traseira?

Instalada no bagageiro da bicicleta a vantagem desta cadeirinha é que ela suporta um peso maior, até 30 kg dependendo do modelo.

Desta forma é indicado para crianças até aproximadamente os seis anos.

É importante ter cuidado redobrado nas subidas devido ao peso extra na traseira da bicicleta, nestes casos além da atenção, projetar o corpo para frente auxilia bastante.

A desvantagem deste modelo é que a criança fica atrás do condutor, dificultando a visualização ou uma conversa.

Embora a criança não tenha uma visão tão privilegiada do passeio, pois só tem visão das laterais, a vantagem desta cadeirinha é a segurança do bebê.

Além do condutor servir como barreira para poeira e insetos, que podem surgir no meio do percurso, serve também como barreira de proteção no caso de possível queda da bicicleta.

Modelos que possuem suporte para os pés são os mais indicados, pois além de serem mais confortáveis para a criança evitam possíveis acidentes do pé ou cadarço enroscar na roda da bicicleta.

Abaixo segue alguns modelos de cadeirinha de bicicleta traseira:

 

Cadeirinha Bicicleta Infantil Com Cinto De Segurança – AL-17

 

A Cadeirinha Infantil para Bagageiro Bicicleta AL-17 da Altmayer é ideal para crianças a partir de 01 ano até os 06 anos de idade.

Essa cadeirinha além de reforçada, conta ainda com proteção para as pernas e apoio para os pés, regulável.

Acompanha cinto de segurança e acento anatômico.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Cadeirinha traseira para bicicleta Thule Yepp Nexxt Mini

 

Para um passeio de bike com segurança e conforto, a Cadeirinha Dianteira Yepp Nexxt Mini da Thule possui cinto de 5 pontos com ajuste, é leve, resistente e de fácil montagem.

Indicada para bebês de 9 meses a 3 anos, a Yepp Nexxt se diferencia do modelo Yepp Mini, pois possui revestimento macio em volta da cadeirinha, para um maior conforto da criança.

Pode ser montada em poucos minutos com o engate já fornecido na embalagem.

Veja o preço atualizado:

 

 

Cadeirinha Kalf Kid Bike Traseira

A Kid Bike é uma cadeirinha infantil traseira para lazer fabricada em plástico de alta resistência e pode transportar com segurança crianças com até 25Kg aproximadamente cinco anos.

Sua montagem é prática e pode ser instalada na maioria das bicicletas para adultos (aro 26″) que tenham bagageiro de carga instalado na traseira. É compatível com a maioria dos bagageiros, mas só deve ser instalada em bagageiros que suportam o peso da criança e da cadeirinha.

A Kid Bike possui cinto de segurança de 3 pontas com fecho de encaixe rápido, manopla para a criança segurar e apoio para os pés.

Veja o preço atualizado:

 

 

Cadeirinha Infantil Traseira até 22kg Move Polisport Preto/Verm

 

A marca Polisport e conhecida por ser sinônima de segurança, qualidade e conforto, principalmente no seguimento infantil.

Fixação traseira. Indicada para crianças: De 9 à 22 kg.

Cinto de segurança com 3 pontos. Almofada: Lavável
Proteção para os pés. Compatível com bagageiro de até 175mm de largura.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

 

Cadeirinha Dianteira

Cadeirinha Traseira

Encaixe

Praticamente todos os tipos
de bicicleta aceitam  esta cadeirinha

Precisa de uma bicicleta com bagageiro

Capacidade

Ideal para crianças pequenas até quinze quilos

Ideal para crianças maiores, até 30kg

Interação

O condutor consegue dar mais atenção à criança

Dificuldade de interação entre o condutor e a criança

Segurança

Criança fica mais vulnerável pois está bem na frente,  não há nenhuma barreira de proteção.

Corpo do condutor serve como barreira para poeira,
insetos e cria uma barreira de proteção no caso de  quedas.

A partir de que idade e até que idade se pode transportar uma criança na cadeirinha?

 

O recomendado é que a criança tenha pelo menos nove quilos para começar a andar na cadeirinha. Isto ocorre por volta dos oito para os nove meses.

Outra condição importante é que a criança de fato já se sente com facilidade mantendo a coluna ereta e cabeça firme.

Sobre o limite para a criança andar na cadeirinha vai depender da capacidade de cada modelo, o peso máximo é de trinta quilos na cadeirinha traseira, por volta dos seis anos, e nas cadeirinhas frontais o peso máximo é de quinze quilos, por volta dos três anos.

Após seis anos é interessante que a criança seja estimulada a andar sozinha na sua própria bicicleta.

 

Como escolher a cadeirinha de bicicleta?

 

Além da escolha se a cadeirinha de bebê será frontal ou traseira, existem outras questões que precisam ser analisadas:

 

Segurança

 

Questão prioritária, a segurança da criança vem em primeiro lugar, tenha certeza na escolha da sua cadeirinha de bebê, verifique se ela acopla com efetividade na bicicleta.

Também é importante atenção aos cintos de segurança, devem ser de cinco pontos ou pelos menos de três pontos, muitas crianças podem dormir durante o passeio, ter um cinto de segurança é extremamente importante para evitar que a criança caia.

E para reforçar o quesito segurança nada melhor que equipar seu filho com capacetes e outros componentes de segurança como cotoveleiras e joelheiras.

 

Compatibilidade

 

Aqui vale reforçar que dependendo da característica física da criança você deverá optar por um modelo de cadeirinha dianteiro ou traseiro.

A regra é simples, para crianças pequenas que requerem maiores cuidados, opte pela cadeirinha frontal, até quinze quilos, em torno de três anos.

Para crianças maiores, que exigem cadeirinhas maiores e mais confortáveis, a cadeirinha traseira é a mais indicada.

 

Conforto

 

Para garantir que o bebê está aproveitando ao máximo o passeio de bicicleta é necessário se atentar para a questão do conforto.

Prefira cadeiras que possuam apoio para os pés, encosto para a cabeça e cinto de segurança.

O apoio para os pés evita que a criança fique com as pernas cansadas por ficarem penduradas, além de prevenir do risco de acidentes com o cadarço ou o pé enroscando na roda.

O apoio para a cabeça garante maior segurança e conforto, principalmente se o bebê cair no sono durante o trajeto.

O cinto de segurança vem complementar a questão do conforto, cintos firmes e acolchoados são duráveis e garantem uma experiência mais prazerosa do bebê com a cadeirinha.

 

Sistema de engate e desengate

 

O recurso do engate e desengate em uma cadeirinha de bicicleta para o bebê é muito vantajoso caso a pessoa utilize a bicicleta também sem o bebê, pois a remoção é rápida e prática.

Tanto os modelos dianteiros como os traseiros podem ter este recurso.

Importante reforçar que devido essa facilidade de remoção, caso deixe a bicicleta sozinha, é bom colocar um cadeado prendendo a cadeirinha à bike.

 

 

Vantagens e desvantagens da cadeirinha para bicicleta

 

A opção de uma cadeirinha de bicicleta possibilita ao adulto realizar uma atividade física e ao mesmo tempo criar um momento de interação extremamente importante para criança com toda a segurança necessária.

Promover a diversão em família é algo essencial, e neste quesito, um passeio de bicicleta ao ar livre é sucesso garantido, além da criança se divertir ela é influenciada a praticar esportes, uma prática extremamente saudável.

Incentivar o uso da bicicleta também é uma forma de promover uma vida mais sustentável, repassar isso ao seu filho desde pequeno é uma forma de moldar um cidadão mais consciente no futuro, e isso não tem preço.

Outra ótima vantagem da cadeirinha de bicicleta para o bebê é a questão do preço, com um baixo investimento, algo em torno de R$ 200,00 já é possível adquirir um produto de ótima qualidade, e de fácil utilização.

A desvantagem da cadeirinha, na verdade, é mais uma questão de atenção do que algum reflexo negativo na utilização deste item.

Ao sair com seu filho na cadeirinha de bicicleta toda precaução é necessária, afinal, você está transportando seu bem mais precioso.

No caso da cadeirinha de bicicleta dianteira o movimento do condutor fica mais comprometido, principalmente por conta do peso, desta forma exige maior atenção e cuidado redobrado na direção.

 

Dicas para conduzir a criança na cadeirinha de bicicleta

Não deixe que o medo e a insegurança te impeçam de incluir seu pequeno na rotina de andar de bicicleta.

Como de fato existe uma diferença entre equilibrar uma bicicleta sozinho ou carregando uma criança você pode treinar a direção colocando um peso aproximado e sair treinando.

Após alguns testes, quando estiver com maior segurança, escolha trajetos simples e conhecidos e coloque seu bebê na cadeirinha, você verá que não há segredo.

Outra dica que pode ajudar é se programar para realizar algumas paradas, verificar se está tudo certo com a criança, hidratá-la e aproveitar o momento.

Escolher trajetos já conhecidos e com poucos obstáculos também pode ajudar no objetivo de realizar um passeio tranquilo.

 

Conclusão

 

A cadeirinha de bicicleta é um item que visa introduzir a criança na rotina dos pais.

A experiência de andar sobre duas rodas com seu filho pode ser um momento mágico, repleto de descobertas.

Não deixe que a rotina da maternidade te prive de momentos de alegria ao lado do seu filho, aproveite todos os momentos possíveis para se divertirem juntos.

Para escolher a melhor cadeirinha de bicicleta o principal fator a ser analisado é a segurança e conforto da criança para garantir experiências incríveis.

Esperamos que estas dicas valiosas te ajudem a escolher a cadeirinha de bicicleta ideal para seu bebê. Deixa seu comentário se as informações te ajudaram.

 

Gostou do artigo?

Deixa um comentário e nos segue no Instagram e YouTube.

E bem-vinda ao mundo da maternidade.