O tempo passou e seu bebê que era tão frágil e pequeno hoje já está dando os primeiros passinhos? O berço ficou pequeno e seu bebê adora se pendurar nas grades? É… provavelmente chegou a hora de escolher a melhor cama infantil para seu pequeno.

Toda mamãe se preocupa com o crescimento do seu bebê e, para garantir um desenvolvimento saudável, investir em noites de sono tranquilas é fundamental.

A transição do berço para a cama é um momento importante tanto para a criança quanto para a mamãe e o papai.

Conforto e segurança são os principais fatores que devem envolver a escolha de uma cama infantil, esteja preparada para dar todo suporte emocional, muito amor e carinho para que seu pequeno se sinta preparado para dormir na sua caminha.

Chegou o momento de dar mais autonomia à criança. Para garantir que essa etapa será um sucesso, separamos muitas dicas sobre cada modelo de cama infantil, a importância de explorar o lado lúdico e pensar na segurança e conforto, além de algumas sugestões para você não errar na escolha da melhor cama infantil, vem com a gente!

 

Como escolher a melhor cama infantil?

 

A escolha da cama ideal para seu pequeno envolve muitos fatores, como a segurança, o modelo ideal para cada idade, os tamanhos, a interação que a criança terá, além de combinar com os outros itens do quarto como guarda roupas, cômoda e decoração em geral. Veja algumas dicas:

 

Preze pela segurança

 

A questão da segurança na cama infantil está relacionada com a idade da criança, aquelas que estão saindo do berço agora exigem maiores cuidados.

Para garantir a segurança do seu filho prefira camas que tenham proteção nas laterais, principalmente se ele tem o costume de se mexer bastante durante a noite.

Atenção às quinas que a cama possa ter, opte por modelos onde os acabamentos sejam arredondados ou coloque protetores de silicone para evitar acidentes.

A altura da cama deve ser compatível com o tamanho da criança, o ideal é que sentada na borda da cama ela consiga colocar os pés no chão, isso dá mais autonomia para que possam subir e descer da cama quando quiserem.

 

Grades ao redor da cama

 

Quando se trata da segurança do seu bebê, cuidado nunca é demais, ainda sobre o quesito segurança, caso seu filho seja pequeno, escolha uma cama infantil que tenha grades ao seu redor, desta forma, você dorme tranquila sabendo que seu filho não corre o risco de cair da cama.

 

Confira as medidas do ambiente

 

Você encontrará muitos modelos na busca pela cama infantil perfeita, por isso, tome cuidado para não optar por um modelo que não condiz com o espaço disponível no quarto da criança.

As formas, as cores, a decoração da cama, podem te encantar, mas evite frustrações, antes de iniciar a procura pela cama ideal já tenha em mente o tamanho disponível no quarto para acomodar a criança.

 

Idade da criança

 

A cama a ser escolhida deve levar em consideração a idade do seu filho.

A mudança do berço para a cama deve ocorrer de acordo com a necessidade de cada criança, ao perceber o risco de pularem as grades do berço é o momento de pensar em adotar uma cama infantil.

Cada criança tem seu ritmo, algumas a partir de 1 ano já demandam a mudança para a cama, outras podem demorar mais alguns meses.

De 1 a 3 anos as crianças estarão na fase de usar os berços e as mini camas.

De 4 anos em diante as camas infantis são as melhores opções, mas tenha certeza de que a altura da cama condiz com a idade do seu filho, o ideal é que sentada na beira da cama a criança alcance o chão.

A partir de 6 anos as beliches estão liberadas, mas sempre com grade de proteção e orientando a criança sobre a forma correta de uso.

 

Atenção ao colchão

 

Além de confortável, um requisito importante para o colchão do seu filho é respeitar a densidade de acordo com sua idade.

Até 3 anos de idade a densidade deve ser 18 a 20.

De 3 a 8 anos densidade 28.

A partir de 9 anos, a densidade deve ser escolhida de acordo com o peso da criança, antes de comprar fique atento, a maioria dos fabricantes disponibiliza essas informações.

 

Explore o lúdico

 

Algo que pode ajudar muito na transição do seu filho do berço para a cama infantil é explorar o lúdico, optando por camas que despertem o interesse da criança.

Afinal, estimular a imaginação dos pequenos é algo que só traz benefícios, camas simulando cabaninhas, castelinhos, jardim, carros de corrida, com escorregador, não vai faltar opções.

Uma cama divertida também ajuda a estimular o interesse da criança em ficar mais tempo no quarto e se sentir mais animada e segura, facilitando a aceitação da cama que nem sempre é algo fácil.

 

Qual a melhor cama infantil?

 

Cama Multifunção

 

Este tipo de cama é ideal para quartos pequenos, a cama normalmente vem com gavetas, nichos, portas ou prateleiras o que ajuda muito na otimização de espaços.

 

Berço mini cama

 

Alguns modelos de berço vêm com o recurso de remover suas grades e ser transformado em uma mini cama. Versátil e prático, você pode usar este modelo desde o nascimento do bebê até por volta dos três anos.

 

Cama infantil com grades

 

Se seu filho ainda é muito pequeno, invista em camas com grades de proteção, algumas destas camas vem com a proteção apenas na parte superior próximo a cabeça da criança, outros modelos cercam a cama inteira, além de seguras, muitos modelos garantem um charme a mais ao quarto, aproveitando as grades para criar um design diferenciado.

 

Beliche ou treliche

 

Aqui a palavra da vez é funcionalidade, se você tem duas ou três crianças a beliche ou triliche pode ser muito mais prática do que ter duas ou três camas, principalmente se você tem pouco espaço.

Existem modelos que uma das camas fica no alto sendo acessada por uma escadinha, mas também há modelos em que as camas ficam guardadas como se fossem gavetas.

Para os modelos com cama no alto, o indicado é que apenas as crianças maiores, em torno de 6 anos, tenham acesso e, mesmo assim, é importante que tenha uma barra de proteção para prevenir quedas.

 

Camas temáticas

 

Para ajudar no processo de transição do bebê para o berço, que nem sempre é uma tarefa fácil, invista em camas temáticas, que simulam, por exemplo, carros de corrida, castelinhos, carruagens, cabaninhas, cama montessoriana as opções são muitas, o quartinho do seu filho terá mais charme com uma cama temática.

 

Cama de solteiro

 

São as camas tradicionais indicadas para crianças a partir de 4 anos. Elas podem ter vários designs e funcionalidades, como é uma cama que pode acompanhar seu filho por muitos anos, o ideal é que tenha um tema mais neutro e uma boa qualidade.

 

Cama infantil com tendas

 

Um tipo de cama infantil que tem se popularizado bastante é a cama infantil com tenda. São ótimas para despertar a imaginação das crianças e criar um ambiente mais aconchegante e acolhedor.

 

Cama Infantil: 10 excelentes modelos

 

Cama Infantil Princesa Bela, Quarto De Menina

 

É uma Mini-Cama legal e divertida para o seu filho.

Sua estrutura é 100% MDF, tem excelente acabamento em pintura U.V., que oferece mais resistência e durabilidade ao móvel.

Além disso, conta com estrados reforçados. Durabilidade e diversão definem bem este produto. Cama 100% MDF. Estrado super reforçado. Design exclusivo.

Veja o preço atualizado:

 

 

Cama Infantil Drift Azul, Quarto De Criança

 

É uma Mini-Cama legal e divertida para o seu filho em formato de carro de corrida.  Sua estrutura é 100% MDF, tem excelente acabamento em pintura U.V., que oferece mais resistência e durabilidade.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Mini Cama Princesas Disney Rosa

 

Que tal a Cama Infantil Princesa Disney?

Além de lindo e aconchegante, é importante que o quarto do seu pequeno também tenha elementos lúdicos para que ele cresça aprendendo e desenvolvendo a criatividade.

A Cama Princess é uma ótima forma de introduzir personagens e atividades divertidas que vão deixar a imaginação dele voar solta: além da função principal de leito, é claro, esse móvel traz uma estrutura que imita uma carruagem, ajudando a criança a desenvolver a imaginação e brincar enquanto aprende.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Cama Montessoriana Solteiro Azul Menino Maria Grão de Gente

 

Praticidade e a proteção que você sempre sonhou! A Cama Montessoriana Solteiro Maria traz o melhor do estilo montessori para o quarto de bebê ou infantil. Um conceito lúdico para estimular a autonomia e aperfeiçoar o potencial criativo das crianças desde a primeira infância.

Produzida em madeira MDF de alta resistência, essa cama de solteiro com grades protetoras pode ser usada desde os primeiros meses e vai acompanhar o desenvolvimento do seu amor até a fase adulta.

Uma escolha com o melhor custo-benefício para o quartinho dos sonhos!

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Mini Cama Infantil Angel Rose Com Colchão

 

É uma Mini-Cama Retrô Pés Palito de Madeira, legal e divertido para o seu filho. Sua estrutura é 100% MDF, tem excelente acabamento em pintura U.V., que oferece mais resistência e durabilidade ao móvel.

Além disso, conta com estrados reforçados e com Pés de Madeira Retro. Durabilidade e diversão definem bem este produto.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Cama Infantil Montessoriano Branca e Natural

 

Que tal a Cama Infantil Montessoriano?

Olha só que charme a Cama Infantil Montessoriano!

Ela é ideal para deixar o quarto da criança mais descontraído, alegre e é perfeita para estimular o desenvolvimento do seu filho. Estruturada com a altura mais baixa que a usual, a peça fica mais próxima ao chão, permitindo autonomia e liberdade para que ele explore e cresça melhor.

Demais, não é?! Produzida com madeira tenda e pinus, é muito mais segura para acompanhar as noites do pequeno. Com um design encantador, o móvel conta com o formato de casa, que é lindo e perfeito para a brincadeira de casinha (ou cabaninha).

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Cama Infantil Móveis Estrela – Carruagem

 

Sua filha merece! Com a cama Infantil Carruagem da Móveis Estrela ela terá seu quarto muito mais bonito e elegante além de divertido.

Suas noites de sono serão mais seguras e confortáveis.

Foi pensando nisso que desenvolvemos esta cama com design lúdico e divertido para colchão de 88x188cm onde sua filha poderá dormir e também brincar como uma princesa. Sua estrutura em MDP, com excelente acabamento em serigrafia e pintura U.V.

Bordas com perfil de PVC que protege contra impacto eliminando as quinas ou bordas cortantes. Suas laterais servem de proteção garantindo a segurança.

Na parte frontal possui uma abertura abaixo da peseira para facilitar a limpeza. Ao finalizar a montagem, a cama recebe pedras decorativas em acrílico dando um toque final na decoração.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Cama Elevada Infantil com Escorregador Completa Móveis Branco

 

Cama Elevada Branco com escorregador da Completa Móveis é um produto que foi pensando em unir conforto e diversão.

A cama possui 02 degraus para o acesso da criança com cantos arredondados para a sua segurança.

Na parte inferior tem um espaço para que elas possam brincar e se divertir de diversas maneiras.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Mini Cama Infantil com Proteção Lateral Cambel Móveis Branco

 

A Mini Cama é o produto ideal para os bebês maiores, sendo muito utilizada na transição entre berço e cama de solteiro.

A maioria das crianças acaba fazendo essa transição em algum momento entre 1 ano e meio e 3 anos e meio.

Apresenta design moderno, com cantos arredondados e barra de proteção lateral, muito seguro, é um produto desenvolvido em 100% MDF e com acabamento em Pintura UV e Lacca PU, qualidade que também aparece no design, auxiliando na decoração do quarto de seus filhos.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Cama Infantil com Proteção Lateral Casa Moranguinho JA Móveis

 

Produto diferenciado com imagem exclusiva e autorizada da personagem moranguinho, seu design com características de uma casinha de brinquedo na cabeceira completam o produto com charme e beleza, dando ares de descontração e encanto ao ambiente .

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Vantagens da cama infantil

 

Existem muitas vantagens em optar por uma cama infantil para seu filho. A primeira delas é que existe muitos modelos com formas e funcionalidades para escolher.

Escolhendo uma cama infantil que seja projetada especialmente para as crianças, você garante a segurança do seu filho e fica mais tranquila, com a certeza de que terá mais facilidade na transição do berço para a caminha.

Outra vantagem da cama infantil é que a grande maioria tem um preço bem acessível, mesmo aquelas que possuem alguma funcionalidade a mais, como gavetas, espaço para estudos, escorregador ou as camas lúdicas, o custo benefício justifica o investimento.

A ideia é a criança se identificar com a cama escolhida, pois desta forma, a grande conquista serão noites de sono tranquilas e confortáveis tanto para seu pequeno como para você, sem as visitas inesperadas durante a madrugada, afinal fazer o bebê dormir a noite toda não é fácil.

 

Conclusão

 

Nada mais prazeroso que ver seu filho dormindo tranquilo depois de um dia divertido, cheio de descobertas e experiências enriquecedoras. É dormindo que seu filho processa tudo que aprendeu e se prepara para o dia seguinte.

Escolher a cama infantil ideal é algo importante para garantir que seu filho cresça e se desenvolva de forma segura e saudável.

A transição do berço para a cama muitas vezes não é fácil, paciência e determinação são importantes para que seu filho se adapte da melhor forma a esta mudança.

As camas lúdicas podem ser boas opções para despertar o interesse da criança, afinal a cama pode sim ser um espaço para brincadeiras e diversão da criançada.

Para garantir conforto e segurança, você precisa se atentar a vários detalhes, como a idade e as necessidades do seu filho, os detalhes e modelos de cada cama, e conciliar tudo isso com suas expectativas e o espaço que você tem disponível, desta forma, você não erra na escolha da melhor cama infantil.

E aí, gostou de algum modelo? Caso as informações tenham ajudado, compartilhe o artigo e ajude outras mamães a escolher a cama infantil ideal!

 

Gostou do artigo?

Deixa um comentário e nos segue no Instagram e YouTube.

E bem-vinda ao mundo da maternidade.