Aqui você vai conhecer 10 modelos e descobrir qual a melhor manta para bebê.

Se você está preparando o enxoval do seu filho, um item que não pode ficar de fora é, com certeza, a manta para o bebê.

Item indispensável quando o assunto é conforto e aconchego, a manta será a companheira do seu filho nos primeiros meses de vida.

Engana-se quem pensa que sua função é apenas manter seu filho quentinho, dependendo da forma de uso, ela pode acalmar seu bebê e garantir horas de sono muito mais tranquilas.

Como é um material que vai em contato diretamente com a pele do bebê, é importante prestar muita atenção em alguns detalhes na hora de escolher, afinal, a variedade de modelos é enorme.

Para te ajudar, preparamos um material com dicas sobre os principais materiais utilizados, as texturas, algumas indicações, como fazer, e muito mais, para você não errar na escolha da melhor manta para bebê.

 

Tipos de mantas para bebês

 

Existem muitos modelos de mantas, mas o principal fator que diferencia uma das outras é o seu material, abaixo conheça os principais tipos:

 

Manta de tricô

 

Mantas de tricô podem ser de lã natural ou sintética. São ótimas para serem utilizadas nos dias mais frios pois mantêm a temperatura do bebê. Aproveite para escolher uma manta de tricô que combine com um casaco do mesmo material, seu filho ficará lindo.

 

Manta de crochê

 

A manta de crochê pode ser uma ótima opção para compor o enxoval do seu filho. Opte por uma linha que seja macia e adequada para a pele sensível do bebê.

Os pontos que vão constituir a manta para o bebê podem ser bem variados, escolha aquele que mais te encantar.

 

Manta bordada

 

Normalmente as mantas com bordados são confeccionadas em tecido de algodão, mas não é uma regra. São mais charmosas e geralmente utilizadas em ocasiões especiais. Você pode optar por bordados que combinem com o enxoval do seu filho, como tema de marinheiro, tema floral, ursinho, corações ou até mesmo pode bordar o nome do seu filho, fica lindíssimo.

 

Manta de soft

 

É um tecido macio 100% de poliéster muito comum em algumas mantas por ter as fibras bem macias e manter o bebê quentinho, embora seja de poliéster, muitas dessas mantas recebem o tratamento hipoalergênico para evitar irritações na pele do bebê.

 

Melhor tecido para manta de bebê      

 

Os materiais que constituem uma manta para o bebê podem ser vários, mas o ideal são as mantas 100% algodão, por ser natural, desta forma, não há risco de alergias na pele delicada do bebê. Outro tecido que é natural e muito utilizado nas mantas é o tricô, feito com lã natural, dificilmente um bebê terá alergia a este material.

Mas não se preocupe, materiais como o poliéster também são indicados para os bebês, alguns tecidos sintéticos, comuns no Brasil, podem receber tratamento antialérgico. O mais importante é que você compre produtos de qualidade desenvolvidos especialmente para bebês, assim você não erra.

 

Dicas para não errar na escolha da melhor manta para bebê

 

Quantidade de mantas

 

Tenha em torno de 4 mantas para bebê, opte por duas mais quentinhas e duas mais fresquinhas, caso você possa ter mais mantas elas são sempre bem-vindas, ter uma manta na bolsa é uma ótima estratégia pois este é um item muito versátil.

 

Tamanho da manta

 

Quando o bebê é recém-nascido, mantas com a medida 70×70 atendem a necessidade de envolver seu filho, mas modelos maiores são mais interessantes pois assim podem ser utilizados por mais tempo. Prefira aquelas com comprimento de 100 a 120cm e a largura não deve ser menor que 70cm.

 

Época do ano

 

Se seu bebê vai nascer no inverno, ou a região que você mora é muito fria, opte por mantas mais quentinhas, mantas de lã ou de plush podem ser o ideal.

Já se o bebê nascer no calor, ou a temperatura na sua região for sempre muito alta, opte por mantas mais finas, de algodão por exemplo, para que a pele do bebê possa respirar. Ao preparar o enxoval do se filho sempre fique atenta à época do ano em que ele nascerá.

 

10 opções entre as melhores mantas de bebê

 

Manta tricô para bebê bordada – muito mimo

 

É com verdadeiro amor que a marca MUITO MIMO apresenta sua nova linha. Trazendo em formas geométricas a harmonia e delicadeza que você procura para o seu bebê. Confeccionado em tecido 100% Algodão, proporciona mais conforto e maior durabilidade das peças. 80cm x 1,00m

Veja o preço atualizado:

 

Manta com Naninha para Bebê – Princesa Rosa – Unik Toys

 

Manta com naninha princesa rosa. Um charme a mais para seu bebê. Dimensões aproximadas da Manta: 1,10 cm x 0,90 cm. Dimensões aproximadas da Naninha: 0,28 cm x 0,28 cm. Marca: Unik Toys. Composição: 100% Poliéster

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Manta Para Bebê Elefantes Rosa Fleece Dupla Face Lepper

 

Manta para Bebê Elefantes Rosa Fleece Dupla Face Lepper
A manta fleece estampada dupla face da coleção Mini, traz todo o conforto e cuidado da linha Lepper baby, que foi pensada exclusivamente para o seu bebê.
Em tons de rosa, cinza e azul, seu tecido composto de poliéster felpudo, além de aquecer, proporciona extrema maciez. Perfeita para deixar seu bebê quentinho e confortável! Material: 100% Poliéster. Medidas (CxL): 82cm x 82cm.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Manta Para Bebê Texturizada Azul – Infanti

 

Em tecido macio, é perfeita para aquecer a criança na hora de dormir ou passear. Tem design clássico, vai na máquina e também na secadora. Composição: 100% Poliéster.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Manta tricot para bebê – Cia do Bebê

Conjugando bordados e estampas suaves, a linha Cia do Neném vem a cada ano conquistando mais admiradores, que reconhecem a força e a importância desta linha. Confeccionada em tecido 100% Acrílico, proporciona mais conforto e maior durabilidade das peças. 80cmx1m

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Manta para Bebê Colibri Bordada Suedine – 100% Algodão – 80 x 100 cm – Carruagem Rosa

Manta para Bebê Colibri Bordada Suedine – 100% Algodão – 80 x 100 cm – Carruagem Rosa.
As novas mantas suedine são leves e macias, feitas em tecido 100% algodão, são perfeitas para qualquer ocasião.
Ideal para o nosso clima, a manta suedine possui tecido duplo, sendo um lado estampado e o outro lado com um lindo e delicado bordado na lateral.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Coberta Manta Para Berço Ou Carrinho Bebê Macia Felpuda Rosa


Se você procura qualidade e belo acabamento, um produto macio e aconchegante, você encontrou. Medidas Aproximadas (Largura x Altura): 95 x 85 cm. Composição: Microfibra: 100% Poliéster; Sherpa: 100% Poliéster. Pode ser utilizado como cobertor e também como manta.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Manta para bebê em plush – Ateliê Marina Rosa

 

Manta para Bebê – Linha Plush, Confeccionada em Plush, forrada em malha, babados em bordado inglês, passa fita, bem confortável e quentinha. Medidas: 80 x 80 cm. Composição: Plush: 80% Algodão 20% Poliéster. Forro: Malha 100% Algodão.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Manta para bebê fleece raposa com naninha – Lepper

 

A Manta para Bebê Fleece Raposa com Naninha da Lepper, dupla face da coleção Mini, traz todo o conforto e cuidado da linha Lepper baby, que foi pensada exclusivamente para o seu bebê. Ela acompanha naninha com uma encantadora raposinha de pelúcia na ponta, apresenta também uma face lisa e a outra com textura de bolinhas que traz um aconchego ainda maior.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Manta De Malha Para Bebê Azul Marinho Realeza

Linda manta de malha realeza azul marinho – dão um toque extremamente macio assegurando o conforto e o bem-estar do bebê, aumentando a qualidade do sono. manta em malha 78cm X 78cm. Composição: Tecido: 100% Algodão.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Como fazer uma manta para seu bebê?

Além das opções que você encontrará disponíveis no mercado, existem outras formas de ter uma bela manta para seu bebê, que é fazendo você mesma.

Isso mesmo, quem tem talento para tricô, crochê ou costura, já sai na frente, mas quem ainda não tem experiência não precisa desanimar, existem muitos tutoriais na internet, com um pouco de esforço e dedicação você poderá confeccionar uma manta lindíssima para seu pequeno, acompanhe qual tipo de manta você terá mais facilidade de fazer:

Manta de tricô para bebê

Você precisará de duas agulhas de tricô, lã e descobrir o ponto que acha mais bonito.

Se você é iniciante, procure vídeos na internet para mantas de tricô para bebê simples e fáceis de fazer. Acompanhe o passo a passo e você terá uma bela manta feita por suas mãos.

Manta de crochê para bebê

 

Você precisará de uma agulha de crochê, linha especial mais fina e macia para bebê. Escolha o ponto mais bonito, existe uma infinidade de opções, mas, de novo, se você é iniciante procure por vídeos e tutoriais que possam te ajudar.

Manta de bebê, na máquina de costura

 

Você precisará de um tecido apropriado para a pele do bebê, podendo ser algodão, soft, ou plush, por exemplo, além de máquina de costura, tecido diferente para fazer a borda da manta, linha e alfinete. Caso você não tenha habilidades com máquina de costura, durante a gestação você pode aproveitar o momento para desenvolver essa prática e desenvolver belas peças para o enxoval do seu bebê.

 

Como enrolar o bebê na manta?

 

Manter o recém-nascido enrolado em uma manta é uma forma de deixar o bebê calmo e confortável, com os bracinhos contidos ele se sente mais protegido. Por isso, segue um passo a passo para enrolar seu pequeno de forma adequada:

1º Passo:

Pegue uma manta quadrada de preferência de algodão, e que possua alguma elasticidade.

2º Passo:

Coloque a manta em uma posição de forma que as pontas da manta representem as pontas de uma cruz imaginária.

3º Passo:

A ponta superior deve ser dobrada para fora

4º Passo:

Deite o bebê sobre a manta com os ombros posicionados sobre a dobra que foi realizada.

5ºPasso:

Dobre o braço direito do bebê frente ao corpo de forma que a mão fique próxima a boca.

6º Passo:

Pegue a ponta da manta do lado direito e vá contornando a parte de cima em volta do ombro, próximo ao pescoço, puxando essa parte para frente e esticando bem, segure a manta na altura do peito, todo o restante deste lado deve ser puxado para a direita, sem soltar a mão do peito do bebê.

7º Passo

Ainda segurando a mão na altura do peito da criança, pegue a ponta da manta e sobreponha a sua mão, puxando-a para a esquerda, formando assim uma primeira prega.

8º Passo:

A ponta que você jogou para a esquerda deve ser posicionada atrás de criança, sempre tomando cuidado para esticar bem a manta, o próprio corpo do bebê vai segurar a manta no lugar.

9º Passo:

A parte da manta que ficou para baixo deve ser levada para frente do corpo do bebê, mas sem prender, deixando-a solta, a ideia é deixar os braços mais contidos, mas as perninhas devem ficar livres para se movimentar.

10º Passo:

Agora, repita tudo do lado esquerdo, dobre o bracinho frente ao corpo do bebê, de forma que a mão fique próxima a boca.

11º Passo:

Segurando a mãozinha do bebê nesta posição pegue a ponta da manta passando por cima do ombro bem próxima ao pescoço e segure na altura do peito.

12º Passo:

Com a outra mão pegue a ponta da manta que ficou do lado direito e puxe-a para o lado esquerdo, sobrepondo a manta por sua mão, você acaba se formar a segunda prega.

13º Passo:

Contorne a ponta da manta passando pelo lado, costas e finalizando a frente do corpo, no caso das mantas maiores que é o ideal.

14º Passo:

Pegue um pedaço de fita adesiva para segurar a manta bem firme.

15º Passo:

Pronto, seu bebê está com os braços contidos para não se assustar com os movimentos involuntários, e as perninhas soltas para se mexer livremente. Desta forma, o bebê fica bem mais tranquilo e você consegue otimizar mais seu dia.

 

Conclusão

 

Manter seu bebê quentinho e protegido é a missão de toda mamãe não é mesmo?

Para ajudar nessa tarefa, conte com as vantagens de uma boa manta para seu bebê.

Sabendo utilizar a manta de forma correta, você pode transmitir maior segurança e conforto ao seu pequeno.

Um tecido macio e de preferência com malha natural como o algodão e a lã são os mais indicados, pois assim você evita riscos de alergias.

Há muitos modelos de mantas, que podem variar em tamanho, cores e estampas. Com relação ao material podem ser 100% algodão, de tricô, crochê, plush, soft entre outros materiais.

Peças delicadas, com rendas, estampas, bordados e lindas texturas, você encontrará uma infinidade de modelos, escolha com carinho tudo que envolve seu pequeno, com as informações que levantamos aqui você está preparada para escolher a melhor manta para o bebê.

 O que achou dos modelos que sugerimos? Comente aqui se conseguimos ajudar.

Você pode nos encontrar também no Instagram e YouTube.

E bem-vinda ao mundo da maternidade.