Se você se preocupa com a qualidade do sono do seu bebê, com certeza quer descobrir qual é o melhor colchão para berço.

Ver seu bebê brincando e se divertindo, descobrindo o mundo ao seu redor é algo mágico. Mas, para garantir um crescimento saudável, investir na hora do sono é essencial, pois é neste momento que o bebê descansa e recarrega as energias para o próximo dia.

Quando se fala de colchão para berço de bebê, conforto e segurança são essenciais, mas existem, outros fatores que precisam ser levados em consideração, neste artigo falaremos sobre densidade, colchões antialérgicos, impermeáveis e antirefluxo e o quanto eles podem ajudar o bebê tanto nas sonecas como a dormir a noite toda.

Acompanhe nosso artigo para que você não erre na escolha do melhor colchão para berço de bebê.

 

Como escolher o melhor colchão para berço?

 

Antialérgico

 

A proteção das crianças deve vir sempre em primeiro lugar, opte por modelos de colchão que sejam antialérgicos, pois desta forma o risco de a criança desencadear alguma irritação de pele ou doenças respiratórias é bem menor.

 

Selo do Inmetro

 

Na hora de comprar o colchão, certifique-se de que ele tem o selo do Inmetro, assim você fica tranquila sabendo que o colchão do seu bebê passou por todos os testes necessários e foi aprovado para comercialização.

 

Ventilação

 

O ideal é que o colchão tenha um sistema de ventilação, por meio de pequenos furos, para deixar o ar entrar ventilando assim o colchão, esse procedimento ajuda, inclusive, na eliminação de possíveis cheiros.

 

Impermeável

 

Para facilitar sua vida, escolha um colchão impermeável, alguns modelos apresentam essa característica dos dois lados, outros apenas de um lado.

Sendo impermeável a limpeza do colchão no caso de acidentes noturnos na hora de trocar a fralda ou em caso de vômitos se torna muito mais fácil.

 

Antirrefluxo

 

Esse tipo de colchão possui na sua cabeceira uma leve inclinação.

Esta posição, com a cabeça levemente elevada, auxilia na digestão e na respiração, auxiliando na prevenção do refluxo.

 

Densidade do colchão para berço

 

Para garantir um sono tranquilo ao seu bebê, é importante que o colchão escolhido tenha a densidade adequada. A densidade está relacionada com a quantidade de espuma que o colchão possui.

De acordo com cada densidade o colchão é capaz de suportar um peso específico, para crianças de até 3 anos o padrão é a densidade D18.

 

Superfície Rígida

 

O colchão para bebê deve apresentar sua superfície bem plana e dura. Pode parecer algo desconfortável, mas considere que se a superfície for mole há risco de o bebê ficar em uma posição ruim e ao tentar se virar ficar sufocado.

Verifique a firmeza do colchão pressionando no centro e nas laterais, ele deve voltar ao seu estado normal assim que retiramos a mão.

Esse teste é para simular como o colchão se comportará com a criança sobre ele, caso o colchão se deforme para aconchegar melhor o bebê, existe um risco de dificultar seus movimentos podendo criar uma situação favorável à asfixia

 

Modelos e tamanhos

 

Colchões de Espuma

 

São os mais tradicionais e devem apresentar superfície bem rígida. Espessura fica entre 8 e 15 cm, o peso do colchão fica entre 3 e 3,5kg.

 

Colchões de mola

 

Este tipo de colchão possui molas em se interior, cobertas de espuma, enchimento e tecido, o peso deste colchão pode variar de 7 a 11kg.

Embora algumas marcas produzam o colchão de molas para criança, a verdade é que este modelo não é indicado devido às ondulações que podem surgir na sua superfície para acomodar o corpinho do bebê que é muito frágil.

 

Colchões Orgânicos

 

Neste caso o colchão é constituído de material natural ou orgânico, incluindo fibras de coco, algodão, lã, polímeros alimentares, látex natural e espuma vegetal.

 

Tamanho do colchão para berço

 

O tamanho do colchão está diretamente ligado com o tamanho do berço, não pode ser nem muito grande tampouco pequeno.

Não permita que exista espaço entre as grades do berço e o colchão, essa situação é muito perigosa, o bebê pode se prender neste espaço e se asfixiar.

O encaixe do colchão deve ser perfeito. Com relação a tamanho de colchão existem dois modelos, estilo americano de 130×70 ou estilo padrão 130×60.

 

Como cuidar do colchão para bebê?

 

Aspire o colchão

 

Toda semana aspire o colchão, depois passe um pano úmido com água e vinagre de álcool.

 

Deixe tomar sol

 

Todos os dias deixe as janelas do quarto para arejar o ambiente e, principalmente, o colchão, se possível deixar o colchão exposto ao sol, se não for possível todos os dias é importante fazer isso pelo menos 1 vez por semana.

 

Vire a cada 30 dias

 

A cada 30 dias, vire o colchão, lembrado de virar também entre pé e cabeça. Isso ajuda a prevenir deformidades.

 

Não use produtos químicos

 

Produtos químicos, além de geralmente ter cheiro forte, podem desencadear alergias no bebê, caso precise remover alguma mancha utilize um pano umedecido com a mistura de água, vinagre e bicarbonato de sódio.

 

Não dobre o colchão

 

Nunca dobre o colchão, esta prática pode comprometer as camadas de espuma.

 

Melhores marcas

 

No mercado você encontrará diversas marcas, de colchões para bebês, escolha uma marca confiável e que atenda à todas as exigências de segurança e as dicas que passamos até aqui.

Abaixo você encontrará boas sugestões para comprar online

 

Colchão para berço Luckspuma baby luckinho selado – 60x130x10cm

 

Possibilite que seu amado bebê tenha noites completamente confortáveis e repletas de bons sonhos com o Colchão para Berço Luckspuma Baby Luckinho Selado – 60x130x10cm.

O colchão possui espuma firme e macia, proporcionando extremo conforto e proteção para a hora do descanso.

Seu tecido possui tratamento antialérgico, detalhe indispensável para a primeira infância dos pequenos. Aproveite!

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Colchão para Berço Luckspuma baby super – 70x130x12cm

 

Garanta noites completamente confortáveis e repletas de bons sonhos  para seu pequeno bebê, com o Colchão para Berço Luckspuma Baby Super – 70x130x12cm.

O colchão possui espuma firme e macia, proporcionando extremo conforto e proteção para a hora do descanso. Seu tecido possui tratamento antialérgico, detalhe indispensável para a primeira infância dos pequenos. Aproveite!

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Colchão para Berço Padrão Nacional D18 Branco – antiácaro, antifungo e antialérgico – 60x130x10cm – Ecoflex

 

Os colchões para Berço proporcionam muito mais conforto e vantagens para a saúde do Bebê.

Resultado de constantes pesquisas, a linha acompanha as tendências mundiais, atualizando e inovando o design e tecnologia a cada lançamento.

Os produtos atendem as características dos mais variados biotipos, adequando-se às pressões exercidas pelo corpo, proporcionando maior conforto e qualidade de vida.

Tratamento antiácaro, antifungo e antialérgico – Previne contra a alta concentração de alérgenos melhorando a higiene dos colchões de modo profundo e duradouro.

Proteção duradoura contra ácaros, poeira doméstica, mofo, bactérias e alérgenos correspondentes.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Colchão Berço D18 Antialérgico 130x60x10cm Espuma Certificado BF Colchões

 

O colchão BF pode ser usado dos dois lados para maior durabilidade do colchão, possui tecido com Active Protection que elimina 99,99% de bactérias responsáveis pela transmissão de alérgenos.

Medida: Padrão Normal. Profundidade: 130cm Largura: 60cm Altura: 10cm. Espuma Densidade 18.

Revestimento: Tecido com tratamento anti-microbiano, anti-ácaro e antialérgico. Sendo um dos lados 100% impermeável. Garantia de 01 Ano

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Colchão para Berço Ortobom Baby Light Espuma D18 Selada Antialérgico e Antiácaro – (70x130x12cm)

 

Garanta que seu bebê tenha noites completamente confortáveis e repletas de bons sonhos aderindo, a este Colchão para Berço Baby Light, da Ortobom.

Ele é fabricado com tecnologia de ponta e oferece inclinação, que facilita a digestão e a respiração da criança, evitando possíveis enjoos e refluxos.

Vem com plástico cristal, que protege a superfície contra a penetração de urina e outros líquidos, possibilitando a higiene que você e seu bebê merecem.

Por fim, também dispõe de tratamento antialérgico e antiácaro, que mantêm bactérias, fungos e ácaros longe do colchão.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Colchão para Berço Desmontável Chiqueirinho Cercadinho 100x70x10cm + Lençol Avulso com elástico Percal 180 Fios Antialérgico BF Colchões

 

No começo da vida, o sono é importantíssimo para o desenvolvimento dos pequenos.

Por isso escolha por qualidade, escolha o colchão para berço desmontável, certificado pelo Inmetro.

Esse colchão foi feito especialmente para garantir noites tranquilas e confortáveis ao seu bebê!

O colchão Bf Baby pode ser usado dos dois lados para maior durabilidade, possui tecido com Active Protection que elimina 99,99% de bactérias responsáveis pela transmissão de alérgenos.

Profundidade: 100 cm Largura: 70 cm. Altura: 10 cm. Acompanha Lençol com elástico Percal 180 Fios Espuma Densidade 18 (D18).

Revestimento: Tecido com tratamento antimicrobiano, antiácaro e antialérgico. Em um dos lados do colchão é 100% impermeável.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Colchão Para Berço Americano Espuma Selada D18 130x70x10 – Azul

 

Deixe o quarto do seu bebê organizado e aconchegante com a linha de colchões para berço e contribua para um espaço agradável e charmoso.

Projetado em espuma seladad18, o colchão para berço foi confeccionado em tecido estampado e com design moderno em poliéster, mais resistente, boa elasticidade e garantia de aumento para durabilidade do produto.

Além disso, possui double side, onde um dos lados revestidos com plástico impermeável para proteção contra líquidos que através da união dos materiais utilizados tornando-o resistente e confortável, o que proporciona boas noites de sono. Suporta até 40kg por pessoa.

Veja o preço atualizado:

Colchão para Berço Ortobom Baby Physical Espuma D18 Antialérgico e Antiácaro – (60x130x10cm)

 

Possibilite que seu amado bebê tenha noites completamente confortáveis e repletas de bons sonhos aderindo a este Colchão para Berço Baby Physical, da Ortobom.

É impermeável e também dispõe de tratamentos antialérgico e antiácaro, que mantêm bactérias, fungos e ácaros longe do colchão. Colchão para berço Ortobom, sua melhor escolha.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Travesseiro para bebê. É necessário?

 

Até os doze meses da criança o uso do travesseiro não é indicado. Caso exista necessidade de utilizar um travesseiro antirefluxo, este deve ser colocado embaixo do colchão, desta forma a criança ficará com a cabeça levemente inclinada, mas não terá o risco de asfixia.

 

Conclusão

 

Toda mamãe se preocupa com a qualidade do sono de se bebê.

Por isso, garanta que ele estará deitado em um colchão de qualidade.

Antes de realizar sua escolha, verifique o tamanho ideal de colchão para o berço, analise os materiais, densidade, e os benefícios adicionais que ele pode apresentar.

Seu bebê passará muito tempo sobre o colchão, pensar na segurança e conforto que ele pode oferecer é muito importante para que cada minuto de sono do seu filho seja bem aproveitado.

Sua preocupação deve ser transmitida ao seu filho sob forma de amor e carinho, depois que escolher o colchão ideal aproveite para curtir e admirar seu bebê dormindo tranquilamente.

Seguindo todas essas dicas, com certeza você estará pronta para escolher o melhor colchão para berço do seu bebê. As dicas te ajudaram? Compartilhe com suas amigas, nos ajude a espalhar um conteúdo de qualidade para informar cada vez mais mamães.

Gostou do artigo?

Deixa um comentário e nos segue no Instagram e YouTube.

E bem-vinda ao mundo da maternidade.