Você vai poder escolher qual o melhor tapete para bebê entre vários estilos e modelos.

Um produto que une conforto, segurança e diversão, o tapete infantil pode ser um grande aliado nos momentos de brincadeiras do seu filho.

O tempo passa voando e quando você vê o seu bebê já não quer mais ficar sentadinho e preso ao carrinho.

Nesse momento, colocá-lo em um lugar alto como a cama é perigoso, mas no chão, pode ser muito frio, e agora, o que fazer?

Para ajudar as mamães a criarem um espacinho bem confortável, seguro e cheio de charme para seus pequenos o tapete infantil é ideal.

Existem modelos dos mais variados estilos, com diferentes materiais e espessura, por isso é importante avaliar alguns aspectos do produto antes de escolher.

A seguir você confere as principais características, vantagens e desvantagens e tudo mais que você precisa saber para definir qual é o melhor tapete para bebê.

 

Brincar no chão

 

Quando seu bebê estiver pronto para ir para o chão, ele ainda não estará sequer engatinhando, mas você já pode estimula-lo desde cedo.

Você pode coloca-lo no tapete de bruços e oferecer brinquedos para bebês de 3 meses, por exemplo, pode incentivar os movimentos do seu pequeno.

Quando seu bebê já estiver sustentando bem o corpo para ficar sentado sem apoio já é hora de oferecer brinquedos para crianças de 6 meses.

Aí começam as brincadeiras no chão com mais autonomia e junto com essa transição a preocupação da mamãe.

Com um tapete de boa qualidade é possível se livrar dessa preocupação e deixar seu filho explorar os brinquedos a vontade.

No mercado existem ótimos tapetes para todos os gostos e bolsos, a seguir confira algumas opções:

 

Qual o melhor tapete para bebê?

 

Você pode escolher entre esses 6 lindos e divertidos modelos.

A tabela vai ajudar a comparar os diferentes tapetes.

Mas, continue lendo o artigo para saber ainda mais detalhes.

 

 

Tapete Térmico Emborrachado Dupla Face Infantil para Atividades Floresta 1,50 x 2,00M

 

Tapete De Atividades Infantil Dupla Face 1,80×1,20m Antitérmico

 

Kit 10 Chapas Tatame Tapete Eva Infantil Colorido

 

Tapete Infantil 130x150m Tecil Autorama

 

Tapete de atividades térmico 1,80 X 1,20 Grande

 

Tapete Alfanumérico Gigante Infantil Em Eva 36 Peças – Carlu

 

Material EPE EPE EVA Poliéster e Base Látex EPE EVA
Tamanho 1,50 x 2m 1,8 x 1,2m 50x50cm (cada placa) 1,3×1,5m 1,8×1,2m 30x30cm (cada placa)
Espessura 1cm 0,5cm 1cm
Limpeza Pano úmido Pano úmido Pano úmido Pano úmido Pano úmido Pano úmido
Bolsa de transporte Sim Não Não Não Sim Não
Antitérmico Sim Sim Não Não Sim Não
Impermeável Sim Sim Sim Não Sim Sim
Dupla face Sim Sim Não Não

 

 

Tapete Térmico Emborrachado Dupla Face Infantil para Atividades Floresta 1,50 x 2,00M

 

Os primeiros anos da criança são de muitas descobertas sensoriais, progresso físico e aprendizagem. O Tapete Emborrachado além de estimular um andar confortável, ajuda a desenvolver o reconhecimento de cores e letras. O produto tem uma textura macia e é fácil de limpar.

Possui a espessura adequada para amaciar o chão quando seu bebê estiver engatinhando, dando maior proteção, pois é preenchido com espuma de alta densidade, deixando a superfície mais macia e o toque mais suave.
Possui efeito antiderrapante com a textura piramidal, além de ser impermeável. A mamãe leva apenas 3 segundos pra dobrá-lo, tornando a arrumação muito mais rápida.

O tapete infantil possui atividades com desenhos interativos e é fabricado em polietileno, material macio e emborrachado com alta resistência e durabilidade.

Para facilitar a limpeza utilize pano macio levemente úmido com produto neutro, o tapete é impermeável e muito fácil de dobrar e ser levado a qualquer lugar.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Tapete De Atividades Infantil Dupla Face 1,80×1,20m Antitérmico

 

O tapete é dupla face, durável educativo e fácil de limpar. Feito com forro macio e emborrachado, também é antiderrapante, antialérgico e atóxico.

Por possuir um forro antitérmico, o tapete oferece o conforto de não transferir a friagem do chão para o seu bebê, que fica protegido durante o uso.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Kit 10 Chapas Tatame Tapete Eva Infantil Colorido

 

O Tatame é produzido em E.V.A. de qualidade e densidade adequadas para garantir a segurança e o conforto do seu bebê.

A textura do Tatame, além de apresentar design agradável e conforto ao contato com a pele, proporciona alta aderência, protegendo de derrapagens e escorregões.

Por se tratar de um produto versátil, dependendo da espessura, também é indicado para escolas, playgrounds, quartos infantis, hotéis, clubes,
condomínios, spas, buffet, etc.

Veja o preço atualizado:

 

 

Tapete Infantil 130x150m Tecil Autorama

 

Tapetes são peças chaves em sua decoração e esse então é lindo e ideal para deixar as brincadeiras de seus filhos mais agradável, divertida e até mais segura, já que não ficarão mais em contato direto com o chão gelado.

Além disso, o tapete deixa o quarto das crianças mais divertido e sofisticado, com estampas e cores para estimular as brincadeiras e a criatividade do seu filho, o modelo possui desenhos pensados para a interatividade.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Tapete de atividades térmico 1,80 X 1,20 Grande

 

 

Tapete de Atividades Infantil dobrável e portátil. Estampas Diversas, macio e resistente à água. Confeccionado em espuma densa de PE (Polietileno) atóxico, proporcionando um tapete confortavelmente acolchoado.

Possui revestimento especial em alto relevo na superfície, diferente de cada lado (esse alto relevo protege a criança e o bebê de escorregar) sua superfície possui tratamento antibacteriano, proporciona um excelente isolamento térmico: ótimo para pisos frios.

Pode ser usado a partir do nascimento do Bebê, fácil de guardar: o tapete é super leve, dobrável e acompanha sacola com alça para transporte.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Tapete Alfanumérico Gigante Infantil Em Eva 36 Peças – Carlu

 

 

O Tapete Alfanumérico Gigante da Carlu é Macio, seguro, durável, lavável e fácil de Limpar. Ele Auxilia no desenvolvimento motor e cognitivo da criança.

Super fácil de montar, ele é composto por 36 Bases coloridas medindo aproximadamente 31x31cm cada que se encaixam entre si, sendo 26 letras do alfabeto e 10 números De 0 A 9. Além disso, é produzido em Eva, facilitando o uso tanto em ambientes internos quanto externos.

 

Veja o preço atualizado:

 

 

Quando colocar o bebê no tapete?

 

Como dito anteriormente, a partir do momento que seu bebê puder ser colocado de bruços para estimulo dos movimentos o tapete já pode ser utilizado.

Quando seu filho estiver ensaiando os primeiros passinhos, o tapete é a superfície ideal para ele caminhar e cair sem grandes preocupações.

Para que seu filho tenha um melhor desenvolvimento, ofereça mais estímulos com brinquedos para bebês de 1 ano, dessa forma ele pode interagir com eles sobre o tapete.

 As brincadeiras próximas ao chão são estimuladas pelo método montessoriano, que prega o estimulo do desenvolvimento das crianças através da liberdade, autonomia e estímulos.

Se você gosta dessa ideia, pode cogitar fazer um cantinho inteiramente pensado para o desenvolvimento do seu filho, para isso saiba tudo sobre quarto montessoriano.

Onde colocar o tapete para bebê?

 

A grande vantagem do tapete ser algo fácil de transportar, alguns modelos mais fáceis do que outros, é poder colocá-lo em diversos locais pela casa e até levá-lo em viagens ou passeios.

O primeiro local onde o tapete irá ficar, certamente será o quarto do bebê, pois será ali que ele pode ser mais utilizado nos primeiros meses.

Após isso, você pode levá-lo para a sala e montar um cantinho para o seu filho brincar que delimite o espaço dele e não espalhe brinquedos por todo lado.

Mas também pode aproveitar o item em espaços abertos como quintais e jardins, principalmente se optar por um modelo impermeável.

Outra vantagem do tapete para bebê é poder colocá-lo em um ambiente onde você esteja trabalhando, como um escritório ou na cozinha e poder observar o seu filho brincando enquanto faz suas tarefas.

 

Tipos de tapete para bebê

 

Existem diferentes tipos de tapete para bebê, nenhum deles é certo ou errado, apenas podem atender mais ou menos às suas necessidades.

Entre os tapetes de bebê os que mais se destacam são os seguintes tipos:

Tapete de pelos

 

O tapete comum, que também é utilizado em outros cômodos da casa pode fazer parte da decoração do quarto do seu filho e até servir de local para ele brincar.

Contudo, um modelo assim pode acumular muito pó e pelos, e acabar deixando o ambiente cheio de partículas que podem prejudicar a saúde do seu pequeno.

 

Tatame eva

 

Normalmente em peças montáveis e coloridas, os tatames EVA são resistentes e amortecem os impactos de possíveis quedas.

Eles não são antitérmicos, porém o material não deixa passar tanto a temperatura fria do chão para o bebê.

Tapete antitérmico

 

O tapete antitérmico evita que a friagem do chão passe para o seu bebê, protegendo a saúde de seu pequeno.

Produzido em EPE (polipropileno), material de boa resistência que amortece os impactos e deixa o tapete mais seguro.

Tapete de atividades

 

A interatividade é algo muito importante para os bebês, por isso, optar por um tapete infantil de atividades vai deixar as brincadeiras do seu filho ainda mais divertidas.

Com desenhos que estimulam o aprendizado, desde letrinhas até pistas de carro, florestas e bichinhos, os desenhos estimulam as crianças.

 

Tapete para bebê é seguro?

 

A escolha do tapete para bebê não pode deixar de levar em consideração a segurança do item.

Seu bebê irá passar por momentos de aprendizado motor e o tapete pode ser um excelente aliado para evitar os indesejados roxos.

Tanto quando ele estiver engatinhando como quando estiver dando os primeiros passos é importante contar com algo para evitar machucados.

Para garantir a segurança é importante escolher um modelo com uma espessura suficiente para amortecer os impactos.

Além disso, o tapete não deve ser escorregadio, para isso é importante que ele seja confeccionado com um material antiderrapante.

Se você já tiver um tapete, ou se apaixonar por um que não seja antiderrapante, a opção é colocar um adesivo na parte de baixo do tapete específico para evitar acidentes.

 

Como limpar tapete para bebê?

 

A limpeza do tapete para bebê é fundamental para proteger a saúde do seu bebê, evitando vírus e bactérias.

O item fica muito próximo ao chão, por isso a higiene precisa ser redobrada.

O acumulo de pó, principalmente nos modelos felpudos, também pode acarretar em alergias, por isso tenha sempre cuidado com a limpeza.

Tenha sempre em mãos o aspirador de pó e utilize periodicamente para retirar as partículas acumuladas.

Você pode utilizar, também, um pano úmido com produtos naturais ou neutros, nada de utilizar algo que possa ser tóxico e prejudicar a saúde do seu filho.

Alguns modelos ainda são laváveis, podendo ser colocados em máquina ou lavados à mão.

 

Conclusão

 

O tapete para bebê é um excelente item para o desenvolvimento e aprendizado do seu filho.

Além de proporcionar a segurança que os pais tanto querem, ainda divertem e distraem os pequenos.

Para escolher o tapete ideal muitos fatores precisam ser levados em consideração, desde o seu gosto pessoal até as necessidades e idade do seu filho.

Lembre-se que o tempo passa muito rápido e, porque não, sempre que possível se jogue na brincadeira junto com seu filho.

O estimulo às brincadeiras faz muito bem para o desenvolvimento deles e vocês ainda vivem momentos lindos juntos.

Esperamos que as dicas tenham te ajudado a eleger o tapete para bebê ideal, deixe o seu comentário e conta pra gente!

 

Gostou do artigo?

Deixa um comentário e nos segue no Instagram.

E bem-vinda ao mundo da maternidade.